Histórias para contar em volta da fogueira

/
2 Comments

Por Viviane de Cassia Romão Lucio dos Santos e Alcione Pauli
Algumas fábulas, gênero textual conhecido por passar uma moral, são recontadas por Elias José no livro “Ao pé das fogueiras acesas”, proporcionando ao leitor uma viagem pelas histórias contadas pelos mais diversos povos indígenas brasileiros.
As ilustrações de André Neves são um deleite à parte, já que ele utiliza cores fortes e vibrantes e seu traço inconfundível para caracterizar a altura essas fábulas que nos fazem pensar...
A primeira história “O jabuti e a onça” mostra toda esperteza do jabuti que munido de canções ritmadas que as crianças vão adorar repetir, consegue não só livrar-se da poderosa onça, como também satirizá-la.
Novamente a inteligência da figura do jabuti é explorada na fábula “O jabuti e o elefante”.  Agora, o esperto jabuti conta com a ajuda da baleia para mostrar ao elefante recém-chegado da África ao nosso lindo Brasil, que a força não está só no corpo, está principalmente, na mente!
Divertida é a história “A esperteza do sapo”! O sapo, tal qual o jabuti, também é um animal muito esperto, porém será que ele dará conta de livrar-se da maldade dos meninos mais danados da rua? O poder das palavras mais uma vez é evidenciado nesta fábula.
E o homem, será mais esperto que o “mais esperto dos animais”, a raposa? Para conferir, o melhor é acompanhar João Tontão, homem simples e bondoso que se torna “vítima” das armações da Dona Raposa...
Outra que sofre nas patas da raposa é a onça na história intitulada “A raposa e a onça”. A faminta onça, que já se deixou enganar pelo jabuti, passa por maus bocados ouvindo a lábia da raposa que se diverte “pregando peças” naqueles que atravessam o seu caminho, mesmo que ele esteja limpinho...
Para finalizar, temos a típica “chata”: a aranha-caranguejeira... Sabe aquela criatura que só reclama, nunca está contente com nada e ainda dá aquele prejuízo? Pois você vai encontrá-la na fábula “As trapalhadas da aranha-caranguejeira”.
Um livro leve, para ser contado em voz alta ou lido num cantinho em silêncio, que proporcionará algumas reflexões e identificações!

FICHA TÉCNICA:

Obra: Ao pé das fogueiras acesas: fábulas indígenas brasileiras
Autor: Elias José
Ilustrador: André Neves
Editora: Paulinas
Ano: 2008


Posts relacionados

2 comentários:

Cleber disse...

Olá meninas... amei a resenha... já estou com vontade de sair correndo para ler o livro... beijos prolijianos!

Anônimo disse...

Que gostosura de resenha.

Tecnologia do Blogger.