Por Sonia Regina Reis Pegoretti

      A história de “Krokô e a galinhola” veio do Burundi, um pequeno país da África Central, e traduzido e adaptado por Maté pela Brinque-Book. É realmente uma narrativa fabulosa!
      O livro traz como personagens principais um crocodilo faminto e uma galinha d’angola que insiste em ciscar perto do rio. A esperteza dessa pintada, fazendo conexões sobre os antepassados de ambos vai conquistando pouco a pouco o voraz crocodilo. “Irmão, ó meu irmão, você não pode me caçar!”
      A narrativa faz uma ótima reflexão sobre as relações e a tolerância, bem como a diversidade. Se vivemos no mesmo mundo, somos todos parentes?
      A ilustração de Maté é belíssima. Muito colorida em pintura em aquarela, chamando muito a atenção para os personagens e seu ambiente.  Em todas as páginas também aparecem desenhos “misteriosos” que foram inspirados nos motivos tradicionais do povo kuba, da África Central, que são bordados pelas mulheres em suas saias de cerimônia.
      Uma leitura que traz prazer, diversão e um mundo de possibilidades!

FICHA TÉCNICA:

Obra: Krokô e a galinhola
Autora e ilustradora: Maté
Editora: Brinque-Book
Ano: 2008
Por Sueli de Souza Cagneti

Você sabia a razão de não podermos olhar fixamente para a luz e o brilho do Sol? E com referência à Lua por que ocorre o contrário? Pois é. Através do reconto de um dos tantos mitos de origem, Celso Sisto nos expõe o que fizeram o menino Sol e a quase mocinha Lua, quando suas mães tomavam banho no rio. A eles era proibido olhá-las nessa hora. A curiosidade, no entanto, numa tarde, foi maior e...
Essa história que nos chega do Senegal, através de Sisto, foi ilustrada por Maurício Negro. Negro, como se sabe, dispensa comentários como ilustrador. Principalmente quando se trata da temática africana ou afro-brasileira, pois suas imagens nos transportam não apenas para a paisagem africana como para um mundo místico, carregado de mistérios, mitos e ritos, próprio de culturas ancestrais, cujo imaginário se perpetuou através de suas narrativas orais.

FICHA TÉCNICA:

Obra: Raio de Sol, Raio de Lua
Autor: Celso Sisto
Ilustrador: Maurício Negro
Editora: Prumo
Ano: 2011

Por Sonia Regina Reis Pegoretti

      “Madiba!” É dessa forma que os africanos carinhosamente chamam o sul-africano Nelson Mandela. Político e também homem do povo, conhece a fundo as riquezas e os problemas do continente africano, berço das civilizações.
      É nada mais, nada menos desse ícone mundial que vem o livro “Meus contos africanos”. Nelson Mandela selecionou 32 histórias entre fábulas, mitos e lendas de 14 países diferentes. Um verdadeiro tesouro! Segundo ele, essas histórias viajam, e a mesma história pode ser encontrada em diversos lugares com variações locais, sofrendo metamorfoses e floreios ao longo dos séculos.
      Um dos destaques do livro é “Natiki”, considerada a cinderela africana. Para quem gosta de contos de fada, é uma boa oportunidade de comparar as várias cinderelas presentes na literatura infanto-juvenil e dar vazão à criatividade das crianças depois de conhecerem essa bela narrativa.
      Histórias de reis e rainhas, príncipes e princesas, animais que falam e contam histórias povoam esse livro mágico. Imperdível!

FICHA TÉCNICA:

Obra: Meus contos africanos
Seleção: Nelson Mandela
Editora: Martins Fontes
Ano: 2009
Tecnologia do Blogger.