Resenha de Sam & Dave Dig a Hole: O espetacular está na superfície!

/
0 Comments
O espetacular está na superfície

Cymara Scremin Schwartz Sell


Seja procurando tesouros ou continentes exóticos, envergando pás metálicas ou de plástico, insistindo na terra empedernida ou na areia escorregadia, cavar buracos é recorrente como simples brincadeira da infância e uma frutífera metáfora literária. Exemplos talvez não faltem, mas basta citar a fábula “O fazendeiro e seus filhos”, de Esopo, e a redação escrita pela protagonista de “Os desastres de Sofia”, de Clarice Lispector, para lembrar dessa  variação do monomito, em que a busca por algo é o que de fato transforma em extraordinária a vida do sujeito comum.

Em “Sam & Dave dig a hole” (Candlewick Press, 2014), escrito por Mac Barnett e ilustrado por Jon Klassen, o mesmo tema é abordado de maneira criativa e irônica.


Sam e Dave são dois amigos que se dedicam à extenuante tarefa de cavar buracos em busca de “algo espetacular”, sempre acompanhados de seu perspicaz cachorrinho. Em muitos momentos eles se aproximam de tesouros valiosos, mas talvez não estejam atentos o suficiente para encontrar o que buscam. O texto de Barnett é tão enxuto quanto são despojadas as ilustrações de Klassen, e é na contraposição entre o que é dito e o que é mostrado que toda história é narrada com preciosa ironia. Selecionadas pela Coldecott Honor de 2015, as ilustrações merecem mesmo atenção especial: em tons terrosos, são cheias de vazios, numa rima perfeita com os buracos cavados pelos garotos. 

Se ao final Sam e Dave encontram o que procuravam, só o leitor atento poderá dizer. De qualquer modo, acompanhar os amigos nessa busca é o que há de verdadeiramente espetacular. Afinal, como diria algum filósofo, os encontros só acontecem na superfície. 



Cymara Schwartz é acadêmica de Letras na Univille e uma cavadora de buracos que achou na literatura coisas espetaculares.  



Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.