Especial cultura popular: revisitando a infância, as tradições e a pluralidade

/
0 Comments
Lara Cristina Victor
Isabela Giacomini
Para revisitar a infância e mergulhar na cultura brasileira, selecionamos alguns livros que mesclam cultura popular à imaginação e à diversão desmedida, confira abaixo as obras e sinta-se convidado(a) a lê-las e a descobrir a diversidade de gêneros e maravilhas que temos em nosso país:

Livro Armazém do Folclore, de Ricardo Azevedo:
Ricardo Azevedo cria um verdadeiro Armazém do Folclore ao trazer um compilado de gêneros que dizem muito sobre nossa cultura. Seu livro alterna quadras populares, com contos típicos e regionais, com frases feitas (que seriam expressões utilizadas em determinados contextos, como “dar uma colher de chá”), com lendas folclóricas, brincadeiras com palavras, receitas culinárias, adivinhas, trava-línguas, ditados, piadas e até mesmo histórias sobre personalidades icônicas como o Bicho-Papão. O livro propõe um jogo ao leitor, à medida que vai mudando a cada página suas possibilidades de leitura e de interação e permite uma visita encantadora pelas manifestações artístico-culturais do povo brasileiro. Por ora o leitor identifica-se com diversos ditos, cantigas, expressões e lendas e em outras ocasiões tem a oportunidade de conhecer traços da cultura nacional que não são necessariamente de sua região, ampliando a visão e o repertório da produção humana. Percebemos ainda que a obra é cheia de pesquisa, fruto dos estudos de Azevedo, que buscou unir a cultura popular, e por vezes apenas presente na oralidade, em um livro que permite que crianças, jovens, adultos- quem quiser- tenham acesso e conheçam um pouquinho mais da riqueza e da pluralidade cultural que possuímos e que precisamos preservar.


Livro Jogo da Parlenda, de Heloisa Prieto e ilustrações de Spacca:
“Escolha versos tradicionais, pequenas rimas fáceis e rápidas de dizer. Lembre-se de que cada verso precisa ter cinco ou seis sílabas. Acrescente aos versos o ritmo de uma cantiga e bata os pés ou as mãos para acentuá-lo”. Essa é o modo de preparo das parlendas proposto por Heloisa Prieto. Ela traz em seu livro diversas brincadeiras com os versinhos, alguns deles muito conhecidos, juntando as rimas a uma narrativa que cria para uni-los. Primeiramente o narrador sai para caminhar e encontra alguns amigos brincando com as palavras, logo as parlendas e novas personagens vão surgindo em meio a narrativa e ao texto prosaico. O que se sabe é que para divertir-se, jogar com as palavras pode ser uma boa saída. A criatividade da autora faz com que entremos no jogo da parlenda com a narradora e nos sintamos novamente como crianças. “Para ser saborosos, toda parlenda precisa de uma pitada de maluquice, um toque de humor e uma grande dose de imaginação”.


Livro Dezenove poemas desengonçados, de Ricardo Azevedo:
Esta é uma obra que nos remete ligeiramente a infância, sendo o autor, Ricardo Azevedo, que escreve e ilustra este livro repleto de poemas singelos e divertidos, mas que por trás da simplicidade dos versos, traz um trabalho cuidadoso com palavras e imagens que estimulam a reflexão sobre temas muito importante e atual para nossa vida.


Livro Trocadilho, de Jacqueline Salgado e ilustrações de Taline Schubach:
Uma junção de vários poemas muito divertidos, cheios de rimas, de sonoridade, de brincadeiras com as palavras, de recursos de linguagem e até de referências a textos clássicos. Os trocadilhos e versos construídos são muito poéticos, mexem com a imaginação do leitor e são intensificados pelas ilustrações de Schubach que tem a sensibilidade de trazer traços leves, que lembram os desenhos de criança, coloridos, alegres e abertos à invenção, efetivando o convite aos leitores de qualquer idade a se sentirem nesse universo da infância, com vistas à imaginação e à fantasia pelo jogo com as palavras: “troco uma folha em branco por folhas frescas de jasmim, também troco um pé de cabra por um pé de alecrim/ troco um canto qualquer da casa pelo canto da andorinha, troco um banco de dinheiro por um banco na pracinha”.


Livro Aula de carnaval e outros poemas, de Ricardo Azevedo:
Um livro que retrata a energia do carnaval, completo de poemas, ilustrações, quadrinhas, adivinhas e muitos versos para rimar. É assim que Ricardo Azevedo nos apresenta essa festa que é uma das mais antigas da humanidade, acreditando ser o Carnaval um rito que festeja a existência e a esperança. Pelas palavras do autor, durante essas festas e folias, acredita-se que costumava imperar um grande espírito de coletividade e igualdade entre as pessoas. Além de ser uma data que dá destaque a nossa extraordinária diversidade, que é o que caracteriza as manifestações da cultura popular.
Ricardo Azevedo, portanto, deposita toda sua paixão pelo carnaval nesta obra, buscando incentivar a arte popular, a nossa cultura e a esperança de construir um mundo melhor.


Lara Cristina Victor é aluna do curso de Psicologia na Univille. Atua como bolsista no Prolij e vê em cada criança um pouquinho de si mesma.

Isabela Giacomini é graduanda em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Univille, atua como bolsista no Prolij e vê na literatura uma porta para outros universos e realidades.






Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.