Viva o Dia Nacional do Livro Infantil!

/
0 Comments

Isabela Giacomini
Há 137 anos nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o precursor da literatura infantil no Brasil, e merecidamente! Ele trouxe um novo olhar às crianças, falando sobre sua esperteza, curiosidade e imaginação, mesclando também elementos da cultura brasileira, possibilitando uma maior aproximação aos seus leitores. Ele não apenas criou histórias encantadoras que nos suspendem no mundo concreto e nos levam a diferentes aventuras, como buscou incentivar a leitura, a falar da importância de ser crítico, a valorizar as diversidades entre as pessoas, a respeitar a natureza, a resgatar histórias clássicas da literatura, a preservar a cultura nacional e local e a preconizar os momentos de contação de histórias através de suas personagens icônicas. E por falar nas personagens, como não lembrar do Sítio do Pica-Pau Amarelo, da boneca Emília com suas pílulas falantes, da Narizinho de nariz arrebitado, de Pedrinho com suas aventuras pelo sítio, da Tia Nastácia com suas receitas maravilhosas, de Dona Benta com suas histórias antes de dormir, da Cuca com seus planos mirabolantes de captura, do Tio Barnabé, do Rabicó, do Burro Falante, da Vaca Mocha e tantos outros, quase incontáveis?! Ainda que existam críticas a termos utilizados por ele, temos que lembrar que cada escritor vive em um tempo histórico, com pensamentos não necessariamente iguais aos contemporâneos, e que, mesmo assim, se pararmos para ler bem a fundo sua obra, observaremos que as próprias histórias desconstroem preconceitos e mexem com assuntos e temáticas muito pertinentes até hoje, mostrando que a literatura desestabiliza a noção de uma temporalidade bem definida e que atinge leitores sob diferentes perspectivas a cada vez que é lida, em cada novo momento.


Viva nosso pai da Literatura Infantil e pai de tantos outros autores que nele se inspiraram para escrever! Viva o Dia Nacional do Livro Infantil!

Isabela Giacomini é graduanda em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Univille, atua como bolsista no Prolij e vê na literatura uma porta para outros universos e realidades.



Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.