PROLIJ: 10 anos

/
0 Comments
Prolij
Mais de 10 anos de pesquisa e extensão da Literatura Infantil Juvenil


O Prolij - Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil, da Univille – Universidade da Região de Joinville, completou em novembro de 2007, 10 anos de atividades e consolida-se como um programa de grande importância social na Educação através da investigação, estudo, descoberta e indicação “do que ler” e “como ler” a Literatura Infantil Juvenil.

Inicialmente, o programa atuou no campo da sensibilização de novos leitores. Com o passar do tempo, especializou-se na pesquisa, crítica e seleção de materiais que sejam ferramentas pertinentes na formação de leitores mais capacitados. Atualmente, está entre os programas mais expressivos das universidades brasileiras no estudo de narrativas da Literatura Infantil Juvenil.

Nesses 10 anos, atendeu a centenas de professores e atingiu milhares de estudantes nas fases da infância e adolescência, através de oficinas, contações de histórias, exposições e outros projetos. Tem sido parceiro educacional nas escolas públicas e particulares e referências a outras instituições de ensino superior na implantação de seus programas. “Hoje, somos um grande coletivo da área da Leitura e da Literatura, formado por professores, alunos e pesquisadores. O Prolij alçou vôos nesses 10 anos que o credenciam a buscar projetos cada vez mais promissores, por seus critérios e pela sua pertinência ao pesquisar e colocar à disposição de educadores e leitores meios e materiais que qualifiquem seu aprendizado. Hoje, o nosso trabalho é pesquisar e apontar “o que ler” e oferecer parâmetros de “como ler” a Literatura Infantil Juvenil”, comenta a professora Dra. Sueli de Souza Cagneti, coordenadora do programa.

Nesses últimos anos, o programa da Univille tem conquistado reconhecimento internacional através da participação em vários eventos educacionais. Recentemente, ganhou também um espaço em São Francisco do Sul, na unidade Iperoba, estendendo e fortalecendo sua relação comunitária. E, está organizando, também, entre seus novos projetos, a Biblioteca do Prolij, que tendo recebido muitas doações já conta com um acervo de aproximadamente mil títulos.

As primeiras conquistas
O Prolij iniciou suas atividades em 1996, vinculado ao curso de Letras e com o objetivo de estudar a leitura e levantamento de critérios para seleção de textos. Naquele momento, a professora Sueli de Souza Cagneti, titular da cadeira de Literatura Infantil, vislumbrava a possibilidade da criação de grupos de estudos que pudessem desenvolver a pesquisa e programas de extensão que envolvesse amplamente alunos do curso de Letras, professores e estudantes da rede pública e privada.

Em 6 de novembro de 1997, o programa foi instituído oficialmente na universidade incentivado pela professora Mariluce Cicarelli, na época Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, conquistando, inclusive, um espaço físico para as reuniões e oficinas. Já nos primeiros anos o Prolij pesquisou sobre fábulas e contos de fadas e apresentou os resultados no 12º COLE ( Congresso de Leitura), em Campinas, e no Lectura'99- Para Leer il XXI – Comité Cubano del IBBY - Havana – Cuba.

A pesquisa apresentou alguns desdobramentos, dentre os quais, um trabalho com as imagens, que teve a colaboração da professora Dra. Nadja de Carvalho Lamas, intitulado “O pós-moderno e suas imagens no era uma vez” . Este estudo foi mostrado para o mundo acadêmico em Brasília e durante o Congresso do IBBY - Colômbia, na cidade de Cartagena de Índias.

Em 2001, o Prolij dá um novo passo e dessa vez no campo da crítica literária. Lançou o livro-catálogo intitulado Sugestões de Leitura para Crianças e Jovens, dirigido à comunidade acadêmica, professores e aos profissionais da leitura. A aceitação do projeto foi tão expressiva que em 2002 e 2004 a publicação ganhou novas edições.

Nos anos de 2002 e 2003, o programa estendeu seus encantos para Blumenau. Primeiro na FURB – Fundação Educacional da Região de Blumenau , com participação no Congresso da ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais . Depois na abertura do Encontro do PROLER, que tem como coordenadora a ex-prolijiana Patrícia Constâncio.
Os estudos, as análises e comparativos entre textos e imagens não param mais, e as descobertas prosseguem. No ano de 2004 foi a vez de participar do primeiro Congresso Internacional de Literatura Infantil, realizado em Presidente Prudente, São Paulo.

A criação de um grande evento de literaturaEm 2005, o ProlIj lançou o Abril Mundo, evento nacional, aberto à comunidade educacional e que apresenta a cada edição um grande tema da Literatura Infantil Juvenil. A primeira comemorou os 200 anos de morte de Hans C. Andersen.
Em 2006, o tema foi “Da Itália para o Brasil. Os caminhos de Pinóquio” e, através de parceria entre Prolij/Univille e Fondazione Carlo Collodi/Itália, o evento trouxe para o debate a Dra. “Daniela Marcheschi”, conselheira permanente desta fundação, que se ocupa das obras do consagrado autor italiano, criador do boneco Pinoquio.
Em 2007, o Abril Mundo promoveu debates em torno da leitura de imagens, com o evento “Imagens que contam histórias” que envolveu além da área de Letras, os cursos de Artes Visuais, Design e pedagogia e teve como convidado especial o escritor e ilustrador, Mario Vale.
Autação em outros países.

Em 2005, o Prolij foi aprovado no Congresso Literatura, Infância e Arte na Ilha da Madeira, em Portugal, onde apresentou o resultado de sua pesquisa . “Era uma vez uma bonequinha de pano X C'era uma volta um pezzo di legno”.

Em 2006, o Grupo Reinações do PROLIJ , foi à Fundação Carlo Collodi, na Itália, aprofundar seus estudos sobre o personagem Pinóquio. E, no mesmo ano,o programa foi à China, com a comunicação “ Pinocchio and Emília. From speaking dolls to conscious beings: the humanization marked by its different contexts , onde participou de evento organizado pelo IBBYchinês (International Board on Books for Young People).

Em 2007, o Grupo Reinações do Prolij foi aprovado e participou apresentando trabalhos no maior congresso internacional de contação de histórias, que aconteceu em setembro, em Nova Delhi, Índia.
Comemorações dos 10 anos
Os 10 anos do Prolij – Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil da Univille foi comemorado com uma grande festa literária, realizada no dia 21 de novembro de 2007 pelos corredores e anfiteatro da Biblioteca Universitária , com exposições, visita à sala do Prolij, homenagens, contação de histórias e o lançamento do livro “Preto no Branco”, vencedor do Concurso de Narrativas Visuais Prolij 10 anos.

Secretaria do Prolij 47 3461.9059
prolij@univille.br
www.blogdoprolij.blogspot.com


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.