Resenha de A Chave do Tamanho: Imaginação Livre

/
2 Comments
Denise Pollnow Heinz
Acadêmica de Pedagogia - UNIVILLE

Imaginação Livre

A chave do tamanho”, obra lançada em 1942, por Monteiro Lobato nos permite tomar contato com as tristezas da guerra, destruição e morte. Na literatura infantil o peso desses assuntos pode impressionar, mas Lobato mostra crianças capazes de agir na construção de um mundo melhor com autonomia e sensibilidade. Obras como as de Lobato fazem a imaginação fluir, frutificar, percorrer caminhos nem sempre fáceis, mas necessários para a construção de valores importantes para a vida.

Sua principal personagem, Emília, sente a necessidade de agir, não pode ficar parada vendo a tristeza e a destruição da guerra tomar conta do mundo. Claro que nem tudo sai como ela espera, mas enfrentar os desafios do inesperado, aprender com a natureza e evoluir com as suas vivências são rotinas nas suas reinações.

A edição lançada em 2008, pela editora Globo, após processo de atualização e tratamento editorial e gráfico, tem como característica especial as ilustrações de Paulo Borges. Com intuito de explicar o texto as ilustrações ou a qualidade delas, por vezes, rouba dos leitores a possibilidade de imaginar, de inventar e vivenciar seus próprios desafios.

Representar com ilustrações carregadas de imediatismo a história que Lobato traz com detalhes e minúcia, é duvidar da capacidade dos leitores de alçar vôos imaginários próprios e muito mais significativos. Essa característica da relação de Lobato com os leitores, tão marcante na literatura infantil é um estímulo para cada vez mais promover e reviver com auxílio da imaginação as suas histórias.





Posts relacionados

2 comentários:

Prolij / Univille disse...

Parabéns Denise! Suas resenhas são ótimas!
Abração do Alencar, da Alcione e da Luiza.

ítalo puccini disse...

amei este livro do lobato, quando o li. e não faz muito tempo que foi isto, não. infelizmente, tô atrasado nas leituras dele.

ótimo texto!

Tecnologia do Blogger.