O QUE É QUALIDADE EM ILUSTRAÇÃO: COM A PALAVRA O ILUSTRADOR

/
0 Comments
Para aqueles que trabalham com ilustração de livros e para aqueles grandinhos que amam ver ilustrações de livros para crianças e jovens, folhear este volume, com selo de altamente recomendável pela FNLIJ, é um balsamo para os olhos e a mente. Afinal, é muito mais tranquilo ler a imagem quando se entende os meandros de sua criação.

Organizado por Ieda de Oliveira, o livro é uma coletânea de artigos e depoimentos acerca do universo da ilustração; nomes consagrados como Rui de Oliveira, Ângela Lago, Ciça Fittpaldi, André Neves, Nelson cruz, Odilon Moraes e Marilda Castanha estão entre os vinte e tantos ilustradores convidados para o trabalho.

A parte histórica é destacada por artigos de Rui de Oliveira que traz um breve histórico da ilustração no livro infantil e juvenil; Odilon Moraes discute o projeto gráfico do livro priorizando a trajetória do ofício de ilustrador e as mudanças ocorridas na concepção do livro com o surgimento das universidades e da imprensa ao longo dos séculos; ele também entra na história da ilustração com foco nas diferentes técnicas de produção, comentando toda a trajetória da imagem de cunho narrativo chegando à xilogravura, à litogravura e passando pelas linguagens contemporâneas, atentando para o perigo dos modismos que muitas vezes tomam conta das produções e empobrecem a expressão nos trabalhos atuais, pelo fato de o ilustrador ter à sua disposição uma gama de ferramentas digitais que oferecem uma infinidade de recursos visuais.

Outros temas como elementos visuais, narrativa visual e relações intertextuais são abordados no livro. Também ganha destaque seu projeto gráfico de autoria de Ana Sofia Mariz, como não poderia deixar de ser num livro no qual o assunto é ilustração; traz um pequeno texto sobre o design do livro, uma beleza à parte, pois, dar unidade ao texto que traz diferentes visões e expressões plásticas a cada artigo ou depoimento, é um desafio que a design, mestre em seu trabalho, desempenhou com sabedoria.

São esses fatores aliados ao empenho de Ieda de Oliveira na organização desse livro que faz dele leitura obrigatória para pesquisadores e estudantes da área da literatura, design e artes visuais.



OLIVEIRA, Ieda de.(org) O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL,2008.

Maria Lúcia Costa Rodrigues
 Mestranda do programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade
e pesquisadora voluntária do Prolij - UNIVILLE





Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.