Defesa da Dissertação da Alcione Pauli

/
1 Comments

“Água lírica dos córregos não se vende em farmácia” (Manoel de Barros).

Hoje pela manhã ocorreu a defesa da Dissertação “Era uma vez... O poder da floresta e a sabedoria das águas num lugar nem tão distante”, da Mestranda Alcione Pauli, sob orientação da Professora Doutora Sueli de Souza Cagneti, do curso de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.


Compuseram a banca avaliadora a Professora Doutora Sueli de Souza Cagneti, a Professora Doutora Taiza Mara Rauen Moraes e o Professor Doutor Daniel Monteiro Costa (também conhecido por Daniel Munduruku), do INBRAPI.

Alcione discorreu por pouco mais de vinte minutos. Fez leituras de duas obras literárias, “Parece que foi ontem”, de Daniel Munduruku, e “Curumim inventa o mundo”, de Bráulio Tavares, e apresentou o percurso de seu trabalho: 1. Vozes com cheiro de selva e urucum (Conversas sobre cultura, mito e literatura); 2. Os textos contemporâneos: diversidade (Procedimentos de escrita); 3. Resenhas (Indicações de títulos por categoria). Ainda, citou e e explicou como alguns escritores trabalham com a questão indígena: Daniel Munduruku, Rui Oliveira, Werner Zotz e Bráulio Tavares, por exemplo.

Finalizando sua apresentação, Alcione citou uma frase de Daniel Munduruku: “O universo indígena é habitado por muitas histórias. São todas bastante vivas, porque reais”. E lançou ainda um “piolho” (entenda aqui): Como será a receptividade da literatura indígena nos espaços de leitura?”.


Muitos os vazios para este cheio (Alcione Pauli, agora Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade).

Parabéns, Alci!


Posts relacionados

Um comentário:

Aninha Kita disse...

Muitíssimo merecido!
Embora muito nervosa, nossa adorada contadora de histórias encantou a todos como costuma fazer tão bem com as crianças. Fiquei imaginando esta tão elogiada dissertação poética... Deve mesmo ser de iluminar os olhos!

"muitos vazios para este cheio" também nos corações dos expectadores!

Beijinhos,
Ana.

Tecnologia do Blogger.