A separação eterna do dia e da noite

/
0 Comments
Com sutileza, Rui de Oliveira recolhe o mito indígena Karajá do surgimento do dia e da noite. Usa cores, linhas e formas circulares, inspiradas no imaginário visual dos índios.

Oliveira é um renomado artista das palavras e das imagens. Já recebeu muitos prêmios e ilustrou mais de cem livros. Esta obra é resultado de uma pesquisa séria e especial que, antes de ser impressa, teve uma versão em formato de desenho animado. A película recebeu o prêmio Concurso Nacional de Roteiros da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, produzido nos estúdios de Animagem – Oficina de Cinema de Animação UERJ, do Centro de Tecnologia Educacional – CTE.

Para dar força ao enredo, Rui registra, com sua arte, o espírito guerreiro dos Karajás, povo riquíssimo, que molda no barro belas formas humanas, chamadas de lilocas. Inspirado nelas, Rui estuda e constrói as formas dos índios-personagens da obra: Aruanã e Tuilá. Respectivamente, um índio viajante que tem a missão de buscar a noite e uma índia especial, filha de Boiúna, a qual era conhecedora do mistério da noite.

 
Livro: A lenda do dia e da noite

Autor: Rui Oliveira
Ilustrações: Rui Oliveira
Editora: FTD

Ano: 1999


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.