31
mai
2011
14:39

Mágica e encantamento da África menina

Sonia Regina Reis Pegoretti
Lenice Gomes, Arlene Holanda e Clayson Gomes já escreveram vários livros com a temática centralizada na literatura oral e em 2009 dividiram a autoria do livro Nina África contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades. As narrativas aqui apresentadas mantêm todas as características das histórias orais, típicas do continente africano. É como se ouvíssemos as histórias em vez de lê-las.
Continue lendo

25
mai
2011
12:11

Nem tão medroso assim

Por Sonia Regina Reis Pegoretti
            A literatura africana está recheada de histórias que falam de príncipes e princesas. Na maioria dessas histórias seus protagonistas são grandes heróis e realizam grandes feitos. Quando li o título do conto “O príncipe medroso” fiquei intrigada e fui correndo ler. Neste reconto de Anna Soller-Pont, que é encontrado na África oriental, principalmente na Somália e Etiópia, aparece a figura do príncipe Sintayehu que estava deixando seu  [...]

Continue lendo

21
mai
2011
00:43

Presença e Memória de um lugar – Agbalá

         A sabedoria de diferentes povos africanos, sua arte, cultura e história estão registradas na escrita e nas ilustrações de Marilda Castanha no livro Agbalá – um lugar continente, editado pela Cosac Naify.
         Trata-se de uma publicação de caráter informativo que busca o sentido das experiências vividas por todos aqueles que carregam a África dentro de si. De maneira artística, recupera uma paisagem anterior mesmo a chegada dos europeus no continente, perpassando da escravidão à resistência, dos ancestrais aos rituais, de raízes a árvores e de santos a orixás.
Continue lendo

20
mai
2011
00:54

Um rei africano no Brasil

         Era uma vez um rei africano. Um rei sem coroa, sem espada, sem terra. No entanto, esse nobre homem emprestou sua história para virar símbolo de luta para o povo brasileiro. Perdeu a coroa, mas nunca a majestade; sem espada, mas representando uma grande batalha; sem terra, mas respeitado em dois continentes.
         O livro A história de Chico Rei de Béatrice Tanaka, editora SM, 2010, apresenta a lenda, a narrativa, o samba-enredo, o maracatu, a congada, os desenhos, as ilustrações, as fotos, o teatro, o balé, os poemas, enfim, todo tipo de registro  [...]

Continue lendo

18
mai
2011
08:35

Meu tataravô era africano

            As recentes mudanças nas diretrizes educacionais convocam a presença da história e da cultura afro-brasileira no âmbito de todo o currículo escolar. Na esteira dos pressupostos legais, uma quantidade imensa de livros que remetem ao universo africano e/ou afro-brasileiro vem sendo publicados e tomados como literatura infantil quando, na verdade, possuem caráter informativo.
            Não se trata de desmerecer a importância dessas publicações, mas da necessidade de examiná-los em que medida a linguagem, a ilustração e os discursos neles apresentados estejam em consonância com as formas especificamente infantis de compreensão do mundo e de adequação desses conteúdos.
Continue lendo

14
mai
2011
00:06

Minhas contas

  
          Pedro e Nei são verdadeiros amigos, estão sempre juntos. A amizade dos dois, no entanto, corre sérios riscos já que a mãe de Pedro não aceita os fios de contas usados pelo amigo do filho em função da sua religião: o candomblé.
            Ao descobrir o preconceito, Nei fica com uma minhoca na cabeça. E se a mãe dele estiver certa? Desesperado, começa a sentir uma série de sentimentos e sensações: raiva, vontade de lutar, chorar, correr, gritar, de se esconder... Sem perceber, entra em contato com os orixás, as energias que são vivenciadas e reverenciadas nos mitos e nos  [...]

Continue lendo

14
mai
2011

Literatura Infantil Afro-Brasileira

As políticas públicas de inclusão e as recentes mudanças nas diretrizes educacionais em nosso país convocam a presença da história, da literatura e da cultura afro-brasileira e africana nos conteúdos desenvolvidos no âmbito de todo o currículo escolar.
Como consequência dos debates legais surge uma crescente demanda de livros publicados para o público infantil nos quais o caráter informativo predomina, camuflado, no entanto, por ares literários.  Trata-se de estratégia comercial com intenção de vendagem imediata. Novamente a literatura destinada aos pequenos torna-se um filão mercadológico encaminhando o leitor para algo, muitas vezes, bastante distante do texto literário.
            Para que não se perca o olhar sobre a literariedade,  [...]

Continue lendo

08
mai
2011

Histórico PROLIJ

O PROLIJ – Programa Institucional de Literatura Infantil e Juvenil da Univille (Universidade da Região de Joinville) tem seus objetivos em consonância com os pilares da universidade, enfatizando em suas atividades o ensino, a pesquisa e a extensão. Responsável pela promoção, crítica e circulação da Literatura Infantil Juvenil na região norte do estado de Santa Catarina, contribui social e culturalmente com a comunidade acadêmica e não-acadêmica tornando-se um centro de referência na área em que atua.
            A ideia inicial surgiu no ano de 1997, a partir de um projeto de pesquisa intitulado: Levantamento de critérios para seleção de textos para crianças e jovens realizado pela Professora Doutora Sueli de Souza Cagneti  [...]

Continue lendo

02
mai
2011
01:24

Procura-se Lobo!

por Cleber Fabiano da Silva
                                                                                                          __ In bocca al lupo!
                                                                                                                                             __ E muoia il lupo!

Continue lendo

Tecnologia do Blogger.