Conhecendo o Sul da África

/
0 Comments

Por Sonia Regina Reis Pegoretti

Laurence Quentin se aventura entre o informativo e literário com o livro “Ao sul da África”. O autor propõe conhecer três povos diferentes que vivem no sul da África: os ndebeles da África do Sul; os xonas do Zimbábue e os bosquímanos do Botsuana.
Cada capítulo apresentado mostra uma variedade de informações sobre a história, costumes e crenças desses povos e ainda uma narrativa que envolve a comunidade dessa cultura. Como proposta pedagógica para desenvolver com os pequenos, há uma sessão de artes para construir adereços típicos e fantasias, jogos ou ainda dicas da culinária, possibilitando a expansão da temática para outras áreas do conhecimento. Finalizando o capítulo, uma sessão de fotos retrata o dia a dia da comunidade, fazendo o leitor viajar por lugares fantásticos, cheios de magia e simbolismo.
Um dos destaques do livro é quando o autor fala sobre os ritos de iniciação dos meninos e das meninas ndebeles. Aliás, estas, mais tarde, transformar-se-ão nas já conhecidas mulheres girafas.
Os créditos da ilustração vão para Catherine Reisser, que explorou muito bem os totens africanos, assim como as pinturas de corpo e a natureza, como o lendário baobá.

FICHA TÉCNICA:

Obra: Ao sul da África
Autor: Laurence Quentin
Ilustradora: Catherine Reisser
Editora: Cia das Letrinhas
Ano: 2008


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.