Eternizada com ares literários pelas mãos dos habilidosos Irmãos Grimm (Jacob e Willian), no livro Contos para Crianças e para o Lar (1812), sem, no entanto, abandonar sua origem proveniente da tradição oral dos contos europeus, Rapunzel chega finalmente aos cinemas em gênero de animação infantil pelos Estúdios Disney. Enrolados, nome dado para a versão brasileira, conta a famosa história da menina de longos cabelos dourados aprisionada numa torre.
O desenho contém a síntese do reconto, elementos seculares que garantem o bom enredo: uma madrasta possessiva, o aprisionamento de uma jovem na torre, a magia de seus cabelos compridos e, como não poderia faltar, uma história de amor com o tão esperado happy-end. Para a versão cinematográfica, o fio condutor ocorre através de um jovem que, em primeira pessoa, apresenta a trajetória de Rapunzel desde sua gênese, justificando através de invenções inteligentes e com sensibilidade detalhes não presentes na versão literária.
Vale destacar na trama, animais que expressam virtudes capazes de surpreender o herói mais bem intencionado e o desabrochar de uma adolescente sonhadora, mas capaz de bancar os próprios sonhos e espalhar outros tantos.

por Cleber Fabiano da Silva, 
Pesquisador Voluntário do PROLIJ - UNIVILLE

Ficha Técnica:
Enrolados
Título original: Tangled
Direção: Nathan Greno, Byron Howard
Roteiro: Dan Fogelman
Duração: 92 min
Gênero: Animação
Lançamento: Estados Unidos, 2010. Brasil, 2011.
Tecnologia do Blogger.