O tamanho certo do amor

/
0 Comments
Por Cleber Fabiano da Silva

            Diante das recentes publicações em torno da temática afro-brasileira uma pérola do passado encanta e merece respeito. Encharcado de literariedade, a escritora Geni Guimarães comove com sua bela A cor da ternura, editora FTD, 1989. Uma obra que consegue com propriedade dar conta das relações e do protagonismo do negro.
           De cunho autobiográfico, relata magistralmente a trajetória da penúltima filha de uma família de oito irmãos, de origem negra e humilde. Apesar das dificuldades de sua condição social e preconceitos, supera os conflitos externos ambientados na fazenda, bem como, a aridez de seu interior habitado por seus medos.
            Entre suas primeiras lembranças, o leite materno representava o sabor da própria infância. Os braços da mãe, a extensão do tanto de amor que a menina necessitava. Os atravessamentos provocados pela chegada do irmão e uma saudade que não se pode curar com chás.
       Em seus tempos de escola, a feitura de versos. Com a poesia, a tomada de consciência das desigualdades dos homens metamorfoseando-a. Na figura paterna, o alicerce e motivação para conquistar seu tesouro: o sonho de ensinar. Tornar-se professora nasceu do desejo de orgulhar seu pai e fazê-lo esquecer as durezas da vida. Eis o desabrochar de uma mulher...
        As ilustrações de Saritah Barboza ajudam a compor a atmosfera lírica da obra. São quadros expressivos que parecem saltar de folhas de papel através de tons terrosos da própria história-vida da personagem. 
            A simplicidade da poesia contida no livro guarda grandes verdades que grudam no leitor e ficam a provocar risos, angústias, lágrimas, encantamento... A cor da ternura é uma homenagem ao nosso folclore, nossa gente, a mulher brasileira e a boa literatura! Merecidamente a autora recebeu o Prêmio Jabuti na categoria autor revelação em 1990.
                                   
FICHA TÉCNICA:

Obra: A cor da ternura
Autora: Geni Guimarães
Ilustradora: Saritah Barboza
Editora: FTD
Ano: 1989


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.