Palestra de Maurício Negro

/
0 Comments
        Nesta noite de 19 de abril, a programação do VII Abril Mundo 2012 teve início com duas apresentações  do grupo de danças urbanas Maniacs Crew. Porque somos MULTI! Aprendemos com todas as artes...


        Na sequência, a professora Sueli de Souza Cagneti agradeceu a presença de todos, muito especialmente ao Professor Paulo Borges, diretor fundador da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular, e à Alaíde Costa, da  Associação de Caridade e Culto Afro Abassá de Inkisse Nzazi. 




        Então, deu-se início a palestra Arte com balangandãs e muiraquitãs com Maurício Negro, ilustrador, escritor e designer gráfico, que possui mais de cem livros ilustrados e participou de diversas exposições e catálogos no Brasil, Argentina, México, Itália, Alemanha, Eslováquia, Coréia e Japão.




        Veja algumas ideias e citações desta palestra: 
        
        Sobre a busca por um recorte apurado da "arte brasileira", Negro diz "Tudo é brasileiro! A gente é antropofágico."


        O palestrante justificou o título explicando que balangandãs são pulseiras cheias de pingentes, uma espécie de amuleto que as baianas levavam como bracelete de sorte, e muiraquitãs são figuras esculpidas em pedras da Amazônia, ou seja, palavras representativas das duas culturas as quais ele mais se dedica (africana e indígena). Inclusive tendo um projeto editorial chamado Muiraquitãs, deseja ainda ter um com nome de Balangadãs.

        Maurício Negro ainda apresentou uma seleção de deslumbrantes imagens suas ao som de "Samba da bênção", de Vinícius de Moraes, e de "Batuque na cozinha", de Martinho da Vila.  

        Antes da sessão de perguntas, o mestre de cerimônia, Cleber Fabiano da Silva, agradeceu publicamente a artista plástica e prolijiana Maria Lúcia Costa Rodrigues pela arte do evento e toda a decoração. 


        Maurício diz que gosta de dar chance ao acaso, que na sua arte permite experimentações, embora tenha revelado que estuda muito o tema de um livro até começar a ilustrá-lo.


        Agradecemos a presença de todos, e gostaríamos de lembrar que amanhã à tarde as oficinas serão nas salas de aula do piso superior do BLOCO A da Univille. 



Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.