Programação VII Abril Mundo 2012

/
1 Comments
  18/04/2012
19h30minSolenidade de Abertura
20h - Palestra de abertura: Reginaldo Prandi – “Herança Africana: concepção de tempo, vida e mundo”.
Graduado em Ciências Sociais pela fundação Santo André, mestre e doutor em sociologia pela USP. Professor titular da USP, é atualmente docente permanente do programa de pós-graduação em sociologia da mesma universidade. É autor de mais de 30 livros, incluindo obras de sociologia e literatura infanto-juvenil.
  
19/04/2012
14h às 17h10minComunicações de pesquisas sobre as literaturas africanas e afro-brasileiras.
15h30min às 15h45minApresentação com o grupo Joinville Bate Lata
O Joinville Bate Lata nasceu no ano de 2007 e visa a socialização de crianças e adolescentes através da música e da sustentabilidade, pois seus instrumentos são construídos com materiais totalmente recicláveis como latas de tinta, extrato de tomate, ervilha, garrafas pet e tonéis de plástico. No 2º semestre de 2008 o grupo recebeu apoio financeiro da Fundação Cultural de Joinville através do SIMDEC, atualmente recebe o apoio do Programa mais Educação do governo federal e do SIMDEC.

18h – Lançamento do Livro dos livros – Resenhas do Prolij v2 – A Literatura Africana e Afro-brasileira
19h às 19h15minApresentação com o grupo Maniacs Crew.
O grupo de danças urbanas Maniacs Crew foi fundado em 2008 e é o atual campeão na modalidade Danças Urbanas no Festival de Dança de Joinville, que é considerado o maior festival de dança do mundo segundo o Guiness Book. Eleito o melhor bailarino do Festival de Dança 2011, Felipe Rosa Cardoso, também faz parte do grupo. O projeto social atende a 100 bailarinos, com aulas de dança e palestras. Desde 2010 o projeto funciona através de recursos do SIMDEC e de contribuições da comunidade.
 1.  Coreografia: Rocking Coreógrafos: Thiago Rodrigo Moreira e Felipe Rosa Cardoso
 Coreografia campeã do Festival de Dança de Joinville de 2011
 2.  Coreografia: City of the Dance Coreógrafo e bailarino: Felipe Rosa Cardoso
 Coreografia campeã do Festival de Dança de Joinville de 2011. Melhor Bailarino do Festival de Dança de Joinville de 2011.

19h20min Palestra com o Ilustrador e escritor Maurício Negro – “Arte com balangandãs e muiraquitãs”.
Ilustrador, escritor e designer gráfico. Estudou Arquitetura e Urbanismo e é graduado em Comunicação Social pela ESPM. Tem mais de cem livros ilustrados e participou de diversas exposições e catálogos no Brasil, Argentina, México, Itália, Alemanha, Eslováquia, Coréia e Japão. Membro do conselho gestor da SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil) e filiado à AEI-LIJ (Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil).

20/04/2012
14h às 17h30min – Oficinas
Oficina 1Literatura afro-brasileira para crianças – Professor Mestre em Educação Cleber Fabiano da Silva
Oficina 2Literatura africana infantojuvenil no espaço escolar – Professora Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade Sonia Regina Reis Pegoretti
Oficina 3A ilustração dos livros de literatura africana e afro-brasileira – Professora Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade Maria Lucia Costa Rodrigues
Oficina 4Contextualização histórica do Brasil – África 500 anos – Professor Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade Silvio Leandro da Silva
Oficina 5Mitologia dos Orixás - Professor Doutor em Sociologia José Reginaldo Prandi
Oficina 6 A sensibilização pela poética afro-brasileira – Professora Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade Alcione Pauli e Professora especialista Áurea Cármen Rocha Lira
15h30min às 16h – Apresentação cultural
  
19h - Palestra de encerramento com Marina de Mello e Souza“A construção de memórias e identidades afro-brasileiras”.
Graduada em ciências políticas pela PUC/SP, mestre em história da Cultura pela PUC/SP e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense/RJ. Professora de História da África da USP e especialista na área de cultura africana e afro-brasileira.

Obs.: Todo o evento será no Campus (Bom Retiro) da Univille. As palestras serão no Auditório (bloco da Reitoria), e as atividades vespetinas (oficinas e comunicações) serão em salas de aula informadas na primeira noite do evento.


Posts relacionados

Um comentário:

Anônimo disse...

Desejo muito sucesso para Abril Mundo 2012.
Silmara

Tecnologia do Blogger.