Caminhos, trilhas e fendas de nossa História

/
0 Comments


Por Cleber Fabiano da Silva e Sueli de Souza Cagneti

            Nas dobraduras de um pequeno barco de papel, um garoto viaja por episódios marcantes vividos por nosso povo através das fissuras abertas pela construção do imaginário, aliás, próprias da arte literária. Em 500 anos, narrativa visual de Regina Rennó, editora FTD, a autora questiona – de modo crítico e irônico – tempos distintos que deixaram marcas indeléveis na formação do Brasil. O elemento escolhido para a costura dessa trama: os habitantes primeiros de nossa terra. 
O argumento do livro parte de uma trágica notícia veiculada em jornais no ano de 1997: a morte de Galdino – o indígena pataxó que foi incendiado por um grupo de jovens de classe média, em Brasília, enquanto dormia na parada de ônibus. Após recolher a notícia na Capital Federal, o menino-personagem atravessa tempo-espaço e chega – em 1992 – na cidade de São Paulo onde visita uma exposição do artista plástico Volpi no Museu de Arte de São Paulo. Na saída, assiste a manifestação dos “cara-pintadas” em favor do impeachment do presidente Fernando Collor de Melo e atravessa mais 170 anos de história chegando às margens do rio Ipiranga onde Dom Pedro I comanda o processo de nossa independência.   
Por outra fenda – da história ou da literatura? – o leitor atravessa o período da mineração nas Minas Gerais, avista a bandeira dos “inconfidentes” e assiste o enforcamento de Joaquim José da Silva Xavier. Sem trégua, nosso andarilho continua avançando – ou seria recuando? – e aporta na colonial Parati em meio ao fatídico movimento dos escravos africanos.
Novos empreendimentos e tantas descobertas para o nosso jovem viajante até ancorar em um porto seguro diante dos preparativos para a primeira missa. Na bagagem: muitas experiências e a notícia vinda do futuro. Um livro sem palavras, mas carregado na discursividade que mostra o repúdio contra a injustiça, a ação politizada rumo à cidadania e um encontro surpreendente com a nossa ancestralidade. Uma desforra utópica, um retorno mítico a gênesis do que somos como povo e cultura.

FICHA TÉCNICA:

Obra: 500 anos
Autora e ilustradora: Regina Rennó
Editora: FTD
Ano: 1999


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.