A capoeira do mestre gato

/
0 Comments
Por Sonia Regina Reis Pegoretti

A escritora e ilustradora Carolina Cunha traz ao leitor a fábula afro-brasileira Mestre gato e comadre onça (SM, 2011) recontada a partir de cantigas de capoeira. A história fala de um gato muito astuto e disfarçado que era mestre de capoeira e convidava outros animais a aprenderem essa arte. Os bichos da floresta a princípio ficaram meio ressabiados, mas depois aderiram às aulas do bichano com muita dedicação.
Num belo dia, uma onça pintada muito dissimulada aparece para fazer umas aulinhas e se diplomar na capoeira, provocando aquele alvoroço na floresta. Mestre gato aceitará essa aluna com fama de esfomeada? Onde será que essa história vai terminar?
Na ilustração aparecem vários animais da fauna brasileira. O livro recebeu da FNLIJ em 2012 o selo de altamente recomendável na categoria reconto e vem acompanhado de um CD com 60 canções de capoeira, gravadas pelas crianças dos grupos Nzinga, Espaço Cultural Pierre Verger e Projeto Pequenos do João, que vão completar a diversão da garotada e quem sabe, provocar curiosidade sobre essa luta-dança deixada de herança para nós.

FICHA TÉCNICA:

Obra: Mestre gato e comadre onça
Autora e ilustradora: Carolina Cunha
Editora: SM
Ano: 2011


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.