Os segredos e os feitos de Awyató-pót, o escolhido

/
0 Comments


Por Sueli de Souza Cagneti

Móy, a bela índia, se transforma em cobra grande para morar no fundo do Rio Andirá, formado pelas lágrimas que derramou chorando a morte do marido.

Nas noites de temporal ela volta a ser mulher e vem visitar a tribo. Em uma dessas noites o gavião real, que se encontrava sob a forma humana, viu aquela bela índia andando no meio da aldeia. Assim, foi ao seu encontro, se transformou em gavião e a levou lá para o galho de uma alta castanheira e brincou com ela. (p. 8)

O filho nascido desse encontro é Awyató-pót, que Móy em uma noite de temporal, deixa no meio da aldeia dos Mawé.
Assim explicam os indígenas – em sua sabedoria ancestral - através de mitos e lendas, o nascimento dos seres, sejam eles os homens que nasceram predestinados a grandes feitos como o será o nascido do encontro da mulher/cobra e do homem/gavião, seja do rio, cujas margens abrigam o povo Mawé.
Expostas as origens do essencial, o autor Tiago Hakiy, pertencente à etnia Sateré-Mawé, distribuiu em contos curtos os feitos do grande herói da tribo. O livro, então, é composto por “Awyató-pót e a virgem da noite”, “Awyató-pót e o Juma” e, finalmente, “A morte de Awyató-pót”, cuja descendência promete novos feitos.
A beleza dessas narrativas, contadas de forma simples, está no permanente imbricamento do homem com a natureza, reforçando a ideia sempre apontada pelos povos indígenas de que homem, animal, natureza são um único universo. Indissolúvel, vale dizer. E, essa questão, é reforçada estética e magicamente por Maurício Negro, o já conhecido leitor e releitor da diversidade, através de traços e cores inconfundíveis.

FICHA TÉCNICA:

Obra: Awyató-pót: Histórias Indígenas para Crianças
Autor: Tiago Hakiy
Ilustrador: Maurício Negro
Editora: Paulinas
Ano: 2012


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.