O exemplo do povo Maraguá

/
0 Comments



Por Áurea Cármen Rocha Lira e Sueli de Souza Cagneti



Muitas luas atrás, foi em uma fonte – símbolo da beleza da mulher, em um olho d’água, que um casal do povo indígena Maraguá percebeu que não mais se separaria. Através dessa bela relação entre tais jovens, Maykanã e Yãni, vão sendo apresentados costumes e rituais do povo Maraguá, do Baixo Amazonas. É de lá também o autor dessa história, o indígena Roni Wasiry Guará, o qual a intitulou de Olho d’água: o caminho dos sonhos, texto vencedor do “8º Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas”, ao qual faz jus.                    

Ilustrado por Walther Moreira Santos com simbólicas imagens especialmente em aquarela e lápis de cor, o texto virou livro pela Autêntica em 2012 para que mais pessoas tivessem acesso a ele, louvável atitude em um país que ainda precisa firmar suas raízes. E é dessa base que o livro é “transbordante”: mostra-nos o Maraguá e seu respeito pela Mãe Terra e todo ser que nela habite, o plantar que é sua forma de dar e receber, os agradecimentos e festas comemorativas pela fartura na agricultura e pesca, o respeito ao mais velho – fonte de sabedoria, as palavras como magia para transformar corações, os rituais entre os diversos estágios da vida, enfim, a vida – espaço ilimitado e o elo que liga todos nessa grande teia.

Com uma linguagem encantadoramente simples e profunda, é livro para cutucar nossa sociedade individualista, alicerçada em tantos desejos irrelevantes e vaidades vãs, que são, em última instância, profanações do próprio ser. Nessa contramão, ficam da obra grandes ensinamentos, como o exemplo do Sol que ilumina sem fazer distinção e a esperança de viver as tradições como forma de união neste imenso círculo que é a vida.



FICHA TÉCNICA:



Obra: Olho d’água: o caminho dos sonhos

Autor: Roni Wasiry Guará

Ilustrações: Walther Moreira Santos

Editora: Autentica

Ano: 2012


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.