A Grande Moi e o valente Guaynê

/
0 Comments

Por Alcione Pauli e Maria Lúcia Rodrigues

Com a doçura dos contos de fadas, Tiago Hakiy, filho da etnia Sateré-Mawé, encanta, empolga e envolve os leitores no seu texto Guaynê Derrota a Cobra Grande: uma história indígena. O autor conta com a parceria de Maurício Negro que ilustra com maestria essa história. A obra é vencedora do 9º Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas, de 2012, concurso desenvolvido pela INBRAPI (Instituto Indígena Brasileira para Propriedade Intelectual) juntamente com a FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
Nesta obra premiada, autor e ilustrador sopram palavras e descortinam imagens que nos colocam para dentro da mata, junto do rio Andirá, no Amazonas. Na leitura navegamos nos lugares mais profundos e acompanhamos o guerreiro-príncipe que enfrenta a grande Moi, e como o caçador da “Chapeuzinho Vermelho”, sem medo, o guerreiro abre o estomago da maligna e salva sua amada.
No texto imagético a história de Tiago Hakiy ganha a cores e sentimentos de Maurício Negro que, com uma paleta que revela a força e os segredos da natureza nas cores do fogo, da terra e da água – totalmente tingida de mata densa -, as imagens traduzem a integração entre homem e natureza em traços de duplo sentido, em formas que se revelam aos poucos aos nossos olhos, como que camufladas pela floresta do povo Mawé. São vermelhos de fúria e luta de Guaymê contra a cobra grande, alternados pelo vários verdes e ocres que traduzem o frescor da mata e das águas do Rio Andirá. Quase que dá pra sentir, no virar das páginas, os sons da mata.
Uma linda história de amor, escrita com início que remete aos caminhos do “era uma vez”... e com o final maravilhoso de sentimento de “foram felizes para sempre”. Uma obra indígena que além de trazer palavras e procedimentos da cultura do povo Mawé auxilia ao leitor no esclarecimento dos vocábulos, apresentando no final do livro um glossário para enriquecer o enredo e nos colocar em contato com a etnia Sataré-Mawé. Uma obra sensível e delicada. Imperdível!

FICHA TÉCNICA:

Obra: Guaynê Derrota a Cobra Grande: uma história indígena
Autor: Tiago Hakiy
Ilustrador: Maurício Negro
Editora: Autêntica
Ano: 2013


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.