Por Msc. Alcione Pauli

Com um pé na oralidade e outro nos livros, nos mês de maio e junho, estive representando o PROLIJ da UNIVILLE, em dois importantes eventos que promoveram o encontro com histórias. No mês de maio no “ECOHVALE 1º Encontro de contadores de Histórias do Vale do Paraíba”, na cidade de Lorena, SP, evento que teve como tema “Nos caminhos da oralidade” no qual pude participar de contações de histórias, palestras, lançamento de livros, espetáculos de música, teatro e compor a programação contando histórias nas Escolas Municipais “Lúcia Maria Vilar Barbosa” (Lorena/SP) e “Carmelita Vieira de Oliveira Braga” (Lorena/SP). Destaco neste evento a curadoria de Daniel Munduruku e Andréa Cozzi. A programação foi impecável! Entre os convidados: Regina Machado, Francisco Gregório, Cristino Wapichana, Tiago Hakiy, Edson Krenak, Valdeck de Garanhuns e Socorro Lira. Na bagagem de retorno recebi o convite para que ano que vem o PROLIJ esteja presente na curadoria do 2º “ECOHVALE 1º Encontro de contadores de Histórias do Vale do Paraíba”.




De 10 a 21 de junho aconteceu o “17º Salão FNLIJ do Livro para crianças e jovens”, no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sul América, evento que reuniu editoras, escritores, autores, leitores de todo Brasil e representantes da área do livro e da leitura da Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela. Ressalto no “Salão”, “Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós” especialmente, o “12º Encontro de Escritores Indígenas”, o qual foi realizado no dia 16 de junho, tendo como tema “Entre Caminhos: Literatura Indígena e Letramento”. Nesse encontro aconteceu o lançamento do livro Trilhas Literárias Indígenas, da Autêntica Editora, das Prolijianas Dra. Sueli de Souza Cagneti e Msc. Alcione Pauli. O lançamento do livro aconteceu de forma alegre e festiva. Obrigada a todos! Especialmente à Dra. Sueli de Souza Cagneti por intermediar para que o lançamento do nosso livro acontecesse no maior e mais importante evento de literatura infantil e juvenil do Brasil!



Senti que nos dois momentos participei de fragmentos de histórias significativas para trajetória PROLIJ da UNIILLE. Que bom! Não deixa de ser mais um passo para a maioridade do programa que em novembro completa seus 18 anos.
A 3ª Feira do Livro de São Francisco do Sul: Janelas para o mar começa nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, e se estenderá até o dia 28 desse mês. A programação (disponível abaixo) inclui palestras, oficinas, apresentações artísticas e rodas de conversas com escritores, além de exposições nos espaços alternativos da feira. 

Confira abaixo a programação completa e venha prestigiar você também!


Tecnologia do Blogger.