28
fev
2010
08:41

Resenha: A História de Desperaux, de Kate DiCamillo

“Um pouco de luz nesta vida”
Áurea Cármen Rocha Lira
Pesquisadora - voluntária do PROLIJ
Meio camundongo é o quanto pesa o encantador protagonista da história que leva seu próprio nome: A história de Despereaux, de Kate DiCamillo, Ed. Martins Fontes, 2005, obra ganhadora da Newbery Medal (principal prêmio de literatura infanto-juvenil dos Estados Unidos).
Se não bastassem seus 60 gramas (imagine que outros camundongos médios pesem 120 gramas), Despereaux Tilling ainda tem orelhas enormes (justificando ser considerado nada para a decepcionada mãe camundonga Antoinette), gosta de luz, música e humanos, pecados mortais para a sua raça.
Tanta diferença, acentuada pela paixão que nutre pela meia princesa Ervilha, faz com que o Conselho dos Camundongos se reúna para cumprir  [...]

Continue lendo

27
fev
2010
08:57

Resenha: Viviana Rainha do Pijama, de Steve Webb

Charlotte Pires
Pesquisadora Voluntário do PROLIJ
É incrível como a literatura infantil insiste em fazer a criança dormir! Mesmo que para isso tenha que se fantasiar do pijama mais elaborado.
Tal proposta é feita na quarta-capa de Viviana - Rainha do Pijama, como uma "alegria para a hora de dormir", do autor e ilustrador Steve Webb.
A menininha com ares de sapeca vive em um mundo giz pastel, no qual textos movimentados torneiam figuras e seguem uma métrica quase musical. Fora da cama, a personagem decide escrever a vários de seus amigos animais e convidá-los pra um concurso de pijama.
A partir daí está iniciada a "brincadeira", como também é a proposta na capa do livro. cabe ressaltar que  [...]

Continue lendo

25
fev
2010
08:45

Resenha: do seu coração partido, de Marina Colasanti

Áurea Cármen Rocha Lira
Pesquisadora-voluntária do PROLIJ
Um ontem tão agora
Transportado para tempos outros, muito além daqueles que conheceram a tirania dos relógios, o leitor dos contos que Marina Colasanti harmoniosamente reuniu na obra Do seu coração partido vai sendo invadido por uma forte atmosfera mítica, tão mágica que tem o poder de despertar o real ao fazer o leitor confrontar-se com medos e desejos de seres também outros, mas assustadoramente tão (semelhantes a ) ele. “De muito procurar” é conto assim: um homem que por atenção ao que poderia achar pelo caminho sempre andava de cabeça baixa, que via ao longe sem pelos outros ser visto, só encontra em um grande amor o que precisava perder para vivê-lo tão intensamente: o juízo.
Não bastassem  [...]

Continue lendo

22
fev
2010
09:23

Carta a Lobato

Cada vez que acabamos de ler um livro de Lobato vem aquela vontadezinha sem fim de mandar uma carta ou quem sabe até um e-mail para o Lobato e dizer todas aquelas coisas que a gente fica imaginando com ele enquanto lê. E vão surgindo todas as idéias e as angústias, sim, as angústias porque cada vez que a Emília sofre com alguma coisa a gente aqui sofre também, e então a gente quer falar, contar tudo, porque leitor é assim, bicho doido que mergulha naquele mundo e não quer sair mais. É isso aí! Vou mandar uma carta, não, penso que seja melhor um e-mail, Lobato era tão visionário que a essas alturas já haveria feito todas  [...]

Continue lendo

20
fev
2010
23:48

Resenha: A Vida na Porta da Geladeira, de Alice Kuipers

Pierre Porto Silveira
Redator, Editor de Cultura e Colaborador do Prolij
A vida na porta da geladeira, publicado pela WMF Martins Fontes (2009), de título original: Life on the refrigerator door, 226 páginas, romance de estreia da inglesa Alice Kuipers, tem uma narrativa surpreendente.
A história se estabelece através da troca incessante de bilhetes entre uma mãe, médica, ocupadíssima, e sua filha adolescente, que moram juntas, mas que muito pouco se veem.
Quando a gente imagina uma história contada por bilhetes fixados diariamente na porta da geladeira de casa, o primeiro sentimento é o de curiosidade. E, o segundo, é o de desconfiança. Pelo menos, comigo, foi assim. Logo que li a orelha do livro e o folhei rapidamente, pensei o quanto poderia ser monótona essa  [...]

Continue lendo

19
fev
2010
11:06

Resenha: Uma História De Tantas Histórias, de Sueli de Souza Cagneti

Provocações
Alcione Pauli
Mestranda do Curso Patrimônio Cultural e Sociedade, da UNIVILLE
Pesquisadora do PRLOIJ
Coordenadora das Bibliotecas Públicas de Joinville
Nascida na tranqüila e delicada Curupá (SC), Sueli de Souza Cagneti transita entre mundos, e assim nesta “viagem” transporta na sua bagagem histórias contendo muitas experiências no que se refere a livro, leitura e literatura. Sua atuação profissional é especialmente dedicada a um mar de leituras de livros endereçados à literatura infantil, infanto-juvenil e juvenil e livros de crítica e teoria literária. Ao ler Uma História De Tantas Histórias, de Cagneti, a autora nos convida a entrar em uma sala de aula aconchegante para dividir suas experiências literárias elaboradas por anos de estudos, leituras, chão de sala de aula, congressos, seminários e eventos literários.

Continue lendo

18
fev
2010
18:09

Resenha: O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós

Já imaginou um olho que não enxerga, mas vê tudo?
Rodrigo da Silva
Pesquisador voluntário do PROLIJ
Aquilo que a gente não vê parece ser mais claro do que aquilo que vemos. Principalmente quando isso pode ser visto pelos olhos da imaginação. Em “O olho de vidro do meu avô” Bartolomeu Campos de Queiroz mais uma vez encanta pelas palavras. Em frases que parecem versos poéticos o neto busca no olho de vidro do avô suas dúvidas, anseios e até suas saudades. Revivendo situações e fatos, a lembrança do olho lhe traz não explicações, mas conforto diante daquilo ou daquele que aprendemos a amar. Tecendo uma história como a de muitos com os seus diferentes caminhos o neto vai ao âmago de questões e traz pra si as lições deixadas, seja no silêncio  [...]

Continue lendo

17
fev
2010
09:17

Resenha: Era no tempo do rei, de Ruy Castro

Leonardo & Pedro
Alencar Schueroff
Professor do Persona e pesquisador voluntário do PROLIJ
Ruy Castro é (re) conhecido como um dos grandes biógrafos do Brasil, tendo escrito sobre figuras conhecidíssimas como Nelson Rodrigues e Carmem Miranda. Contudo, desta vez ele ataca de romancista-historiador. E se dá bem. Saboroso é o livro “Era no tempo do rei”. E tem gosto de aves fritas, frutas tropicais e suco de jenipapo com açúcar, que são algumas das especiarias do rico cardápio da família real portuguesa. 
Através de uma linguagem fluente e interessante – com termos e expressões pouco usadas hoje em dia – o autor mostra não só a ostentação da corte no Rio do início do século XIX, a qual tramitava entre o Paço Imperial e a Quinta da Boa Vista, mas  [...]

Continue lendo

17
fev
2010
09:11

Resenha: Tempo de voo, de Bartolomeu Campos de Queirós

Silvio Leandro da Silva
Pesquisador voluntário do PROLIJ
Na obra Tempo de voo, do mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, a narrativa decorre do diálogo entre um sujeito mais velho e uma curiosa criança. É através da visão de um homem de olhos trincadinhos – sulcos de experiências, que o autor taxativamente conduz seu pensamento e elabora uma sugestiva análise a respeito do tempo. A escrita de Queirós, caracterizada pela sutileza e poesia, entra em sintonia com as ilustrações de Alfonso Ru ano, que apresenta ao leitor uma série de imagens quase surreais, mas que se justificam pela constante temática que envolve tempo e memória. 
O acervo de vivências que possuímos em nossas memórias, é transformado em simulacros que nos possibilitam transitar entre passado e presente. A obra apresenta o tempo como um abraço  [...]

Continue lendo

17
fev
2010
08:58

Resenha: A Roupa Nova do Imperador, de Hans Christian Andersen

A roupa sempre nova do imperador
Alencar Schueroff
Professor do Persona e pesquisador voluntário do PROLIJ
Pode-se dizer, sem receio, que a genialidade de Hans Christian Andersen, transcendeu seu país de origem e se dissipou pelo mundo. Suas narrativas para crianças fizeram com que fosse considerado o pai da literatura infantil.
Dentre os vários contos que se tornaram conhecidos, pode-se dizer que A Roupa Nova do Imperador é dos mais importantes. Quase dois séculos após sua publicação, a história se mantém atual como nunca e merece ser lida sempre. Os temas abordados - egocentrismo, trapaça, falsidade – continuam atuais e assim será enquanto nós, serem humanos, existirmos.
O enredo fala de um Imperador que só se preocupava  [...]

Continue lendo

17
fev
2010
08:47

Resenha: O menino, a guerra e a bola, de Jean-Baptiste Cabaud e Fred Bernard

Silvio Leandro da Silva
Pesquisador voluntário do PROLIJ
Soldados. Trincheiras. Tensão. Os elementos são bastante comuns em livros que tem em seu enredo o tema das guerras - independente de sua data ou localização. Mas o que a obra dos franceses Jean-Baptiste Cabaud e Fred Bernard apresenta é algo bastante incomum no cenário bélico: um menino e uma bola. A criança em meio a conflitos mundiais já foi apresentada em outras obras (literárias ou não). Mas aqui o elemento bola é determinante, pois conduz o olhar do leitor a uma nova dimensão.
O artefato esférico, simbolicamente, nos remete à infância, aos sonhos e a ingenuidade dos pequenos seres. De repente, por distração do garoto, sua bola está ameaçada pela insensatez e ambição dos adultos que, obedecendo a uma ordem maior, lutam entre si.  [...]

Continue lendo

08
fev
2010
11:55

Resenha: Pai, Mãe e Filho, de Guto Lins

Família: Pai, Mãe, Filho
Georgia de Souza Cagneti
Participante correspondente do PROLIJ
Mestranda em línguas estrangeiras para comunicação internacional - Italia
Família eh, família ah, família/ Almoça junto todo dia / nunca perde essa mania... (Titãs)
Cada um tem a sua, cada um a vê de maneira diferente, cada um a ama do seu jeito, mas o importante é que todo mundo tem uma.
Guto Lins, com os livros Pai, Mãe e Filho nos presenteia com integrantes de uma família que desencadeiam lembranças gostosas e boas risadas.
Jogando com as palavras nos mostra como, num mundo onde os valores estão se perdendo e o que  [...]

Continue lendo

06
fev
2010
23:27

Resenha: Lampião & Lancelote, de Fernando Vilela

Respeitável público, de um lado Lampião e de outro Lancelote
Rodrigo da Silva
Pesquisador voluntário do PROLIJ
Vamos abrir este livro. Não! Esta obra de arte, eu diria, e deixar o duelo começar!
Quando dois mundos se encontram tudo pode acontecer. Principalmente, quando esses mundos são representados pelo rei do cangaço, Lampião, e pelo cavaleiro da Távola Redonda, Lancelote. De um lado toda a cultura nordestina, seus arrebatadores desafios da vida e toda sua riqueza com direito até a musicalidade dos versos que nos remetem aos cordéis. De outro lado toda a cultura cavaleiresca dos tempos em que a Inglaterra conhecia a idade média e suas novelas de cavalaria com histórias que até hoje ouvimos e contamos.

Continue lendo

06
fev
2010
23:22

Resenha: A Garota das Laranjas, de Jostein Gaarder

O mundo como um conto de fadas
Andrea Oliveira
Mestranda em Patrimônio Cultural e sociedade – UNIVILLE
Pesquisadora Voluntaria do PROLIJ
Compreender o mundo como um conto de fadas é o que nos sugere o norueguês Jostein Gaarder em seu livro A Garota das Laranjas, Cia das Letras, 2005. Já conhecido por entrelaçar literatura e filosofia, o autor constrói uma trama costurada com mistérios e divagações à respeito da condição humana. O confronto com a morte e outros enigmas da existência.
A personagem principal, Georg Roed, um adolescente de quinze anos, recebe das mãos dos avós paternos uma carta escrita por seu pai antes dele falecer de uma doença incurável. A leitura da carta esclarece fatos relevantes sobre sua vida, mas também instala uma série de  [...]

Continue lendo

05
fev
2010

Racismo em livros didáticos

Cleber Fabiano da Silva
Pesquisador voluntário do PROLIJ
A tese de doutorado intitulada “Relações Raciais em Livros Didáticos de Língua Portuguesa” do pesquisador Paulo Vinicius Baptista da Silva, publicada com o título sugerido para essa resenha pela Autêntica Editora em 2008, para além de detectar as análises dos discursos sobre a temática, demonstra as manifestações do racismo contemporâneo, afirmando que este apenas acomoda-se às novas mudanças sociais.
A pesquisa analisou livros de Língua Portuguesa para a quarta-série do Ensino Fundamental produzidos entre 1975 e 2003. Interessante notar que nesse último ano ocorreu a aprovação da Lei n° 10.639 que alterando a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional passa a incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Nem se  [...]

Continue lendo

04
fev
2010
13:24

Resenha de Ah! Como é bom amar

Ah! Como é bom amar.

 Andréa Oliveira
Mestranda em Patrimônio Cultural e sociedade – UNIVILLE Pesquisadora Voluntaria do PROLIJ
Bartolomeu Campos de Queirós nos mostra em seu livro Ah! Mar, RHJ, 2007, toda a beleza e plenitude do amor pelo desconhecido e pelo impossível. Através de sua prosa poética já conhecida dos leitores, com muita graça e melodia, seu texto aponta deslumbre, coragem e afeição pelo mar. Depositado por quem nasce entre montanhas e sonha em conhecer a imensidão azul do mar, colocando-o como seu amado que lhe embala e o faz sonhar. 
Um livro carregado de lirismo e de um desejo enorme de amar e ser correspondido. Uma jornada  [...]

Continue lendo

04
fev
2010
13:17

Resenha de O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado: Afinal, quem comeu o morango?

Cleber Fabiano da Silva
Pesquisador voluntário do PROLIJ - UNIVILLE
Afinal, quem comeu o morango?
O ratinho está pronto para colher um delicioso morango vermelho maduro. No entanto, um oculto narrador resolve alertá-lo sobre o perigoso urso esfomeado que adora exatamente morangos vermelhos maduros. “O urso vai marchar pela floresta com suas enormes patas e farejar e encontrar o morango”. E tem mais: o aviso é contundente “Rápido! Só há uma maneira no mundo inteiro para salvar um morango vermelho maduro de um grande urso esfomeado!”
A história O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado, de Don e Audrey Wood, editora Brinque-Book, é contada por um narrador onisciente e que todo o tempo fala  [...]

Continue lendo

02
fev
2010
21:32

Resenha: A Poesia pede passagem, de Elias José

Alencar Schueroff
Professor do Persona e pesquisador voluntário do PROLIJ
Poesia: pé-de-passagem
A poesia pede passagem”, de Elias José, tem um subtítulo certeiro e poético: “um guia para levar a poesia às escolas”. Já que uma das propostas do livro é mostrar que brincar com palavras e frases é divertido, vamos experimentar.
Um guia, sem dúvida, ele é. A leitura é acessível e tocante para diversas faixas etárias (quase todas, eu diria). Com uma linguagem escolhida para proporcionar leveza aos que quiserem ser guiados, o autor dá algumas dicas de como valorizar mais o poético no dia-a-dia e nas obras literárias. Além disso, ele ainda conta como começou a se interessar por poesia, na infância. E, paradoxalmente ao subtítulo, não foi na  [...]

Continue lendo

01
fev
2010
14:23

Resenha de A Verdadeira história dos Três Porquinhos

Cleber Fabiano da Silva
Pesquisador voluntário do PROLIJ - UNIVILLE
Lobo mau: verdade ou mito?
A obra A verdadeira história dos Três Porquinhos constitui um revisitamento da narrativa tradicional e, nesse caso, é contada pelo personagem Alexandre T. Lobo que mostra a sua versão de lobo que participou da história. Para tanto, vai contar como tudo se passou, pois, segundo ele “ninguém conhece a história verdadeira, porque ninguém jamais escutou o meu lado da história”. O primeiro argumento levantado por Alex (como gostava de ser chamado) sobre o fato de ele ser um lobo mau, está relacionado à alimentação dos lobos: “Não é culpa minha se os lobos comem bichos engraçadinhos como coelhos e porquinhos. Se os cheeseburger fossem uma gracinha, todos iam achar que você é mau”.

Continue lendo

Tecnologia do Blogger.