Resenha: Literatura Infantil e Juvenil: suas possibilidades de leitura em sala de aula, de Sueli de Souza Cagneti

/
0 Comments
Formação de Leitores: Ler para Além das Fronteiras

Por Cleber Fabiano da Silva
Pesquisador voluntário do PROLIJ - UNIVILLE

Mais do que oportunizar a leitura literária, mais do que sensibilizar, torna-se necessário o exercício em busca da competência leitora. “Não basta apenas ler. É preciso aprender a ler além das fronteiras do código”. Nesse intuito, Literatura Infantil e Juvenil: suas possibilidades de leitura em sala de aula da Prof. Dra. Sueli de Souza Cagneti, editora Letras Brasileiras, 2009, traz uma série de discussões significativas acerca da formação do leitor competente.

O livro começa com conceitos sobre a arte da Literatura e prossegue com uma metodologia que apresenta aos promotores de leitura, mais precisamente aos estudantes e aos professores, “olhares que multiplicam”, ou seja, discutir a mesma temática ampliando o modo de ver do leitor para infinitas possibilidades a partir da proposta de leitura contrastiva. Nesse momento, a autora apresenta diversos quadros nos quais a mudança de tempo, espaço e contexto mudam e ampliam o horizonte de perspectivas de quem lê.

Outro aspecto abordado pela professora autora diz respeito aos diferentes modos de abordar a literatura para crianças e jovens e, principalmente, como enriquecê-la. Enfim, um livro de muitas ideias que, ao entrar em contato com o repertório do leitor-professor-estudante, cumprirá com sua clara intenção já presente no título da obra.

Livro: Literatura Infantil e Juvenil: suas possibilidades de leitura em sala de aula
Autora: Sueli de Souza Cagneti
Editora: Letras Brasileiras
Ano: 2009


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.