O contador de história que está dentro de nós

/
0 Comments
A leitura em voz alta, aparentemente, traz enormes benefícios cognitivos, relacionais e sociais às crianças... Mas não só. Para os adultos é mais relaxante que uma massagem.

Que os organizadores do prêmio “Nati per leggere” (nascidos para ler), dedicado à leitura em voz alta para crianças, não me queiram mal, mas pessoalmente, e talvez para todos os nostálgicos over trinta, a verdadeira notícia é que (respirem fundo)...enfim: a Pimpa ... a Pimpa é viva! Abandonados, há muito tempo, os campos elíseos do “Corriere dei Piccoli” , encontrei-a exuberante e vivaz, em plena forma e como sempre manchadinha, entre páginas pop e capas mirabolantes, na seção de 0-6 anos de uma livraria de Milão. Se, além disso considerarmos que Le Petit Prince saiu em versão pop-up (que significa que folheando o livro, a raposa, a rosa, o pequeno principe saem literalmente do livro e é possível mexer os personagens que colonizaram o nosso imaginário infantil), é fácil entender que, de hoje em diante, a seção 0-6 anos de todas as livrarias não serão mais frequentadas somente por uma clientela de fraldas ou de macacão.

O problema, então, será como justificar a presença de vocês na livraria e, em casa, a da Pimpa (ou de qualquer novo herói da editoria infantil) em cima do criado mudo. Impossível esconder o tão amado livro entre as páginas de um seríssimo Houellebecq, porque os formatos não são compatíveis.

Existe uma única solução: precisa-se de uma criança. É o melhor caminho. O mais saudável, para vocês e para ele. Giorgio Tamburlini, presidente do Centro para a Saúde da Criança (que deu vida ao projeto “Nati per leggere” há dez anos), enfatiza como a leitura em voz alta traz enormes benefícios cognitivos, relacionais e sociais às crianças. Enquanto aos adultos traz benefícios totalmente emotivos, que podem ser medidos em termos de entusiasmo. Enfim, acreditando que se está fazendo bem a um pequeno, o resultado não será somente que vocês voltarão a ler a tão amada Pimpa (ou um seu substituto), mas que sentirão os efeitos benéficos que nem um mês de spa ou um quilo de chocolate amargo anti-depressivo poderia dar.

Palavras que embalam

Mas não é tudo: façam gargarejo e armem-se da voz certa, para tirar o contador de histórias que há dentro de vocês. É esse o ponto. O prêmio “Nati per leggere” estimula a produção de projetos ligados à leitura
para crianças. Mas o nó crucial é sempre o mesmo: vocês, contadores de histórias. A voz é história velha, arquetípica e primordial. Vinda antes da palavra, comunica com andamento prosódico e não verbal. As emoções saem com a simples emissão. E isto as crianças sabem bem. Como afirma Rita Valentino Merletti (autora de “Leggimi forte”), pode-se recitar até um canto do divino poeta, nada importa se para um público em fraldas. A equação é simples: se declamarem alguma coisa que agrada a vocês mesmos, transformarão as palavras em sons que embalam e o ouvinte entenderá, essencialmente, a vontade de entrar em contato com ele numa relação privilegiada.

Quase como se chegando ao teatro, vocês encontrassem um Benigni esperando para fazer um espetáculo em sua honra. Nada mau, hem? Tamburlini explica com um claim de efeito: ama ler porque te ama.

Se a primeira regra é encontrar alguma coisa que vocês também gostem (o ponto de partida, é importante lembrar, é a Pimpa), a segunda é encontrar a voz certa, diz Merletti. Não deve-se trair com vozes pouco autênticas. Há quem escavando a própria voz para fazer-se contador de história, acabou por mudar a própria vida, além de Winnie the Pooh e amigos.

Enfim, seguindo Rodari, apostem na criatividade. Voltem, conversem, coloquem onomatopéias e provem truques de malabarismo e efeitos sonoros no final surpresa, preparem-se em um instante e improvisem-se um Altam ou grandes atores.

E se é verdade que as crianças às quais contaram histórias em voz alta, quando adultas amarão mais os livros, trinta e cinco anos depois, como eu, desejarão voltar à Pimpa (porque a Pimpa ainda existirá, tenho certeza)? E se é tudo um retroceder, podemos esperar encontrar alguém que torne a lê-las para nós como nos dias que foram?

Muitas incógnitas para nós velhas crianças. Certo é que tudo parte da escolha de um bom livro para crianças. Então, nos vemos em Turim.




Promover a leitura das crianças



• Na sua primeira edição, “Nati per leggere” é promovido pela região Piemonte e pelo Salão do Livro de Turim. É aberto a editores, pediatras, bibliotecários, educadores. Premia os melhores livros , projetos editoriais e de promoção da leitura para crianças em idade pré-escolar. Informações: www.natiperleggere.it



• O Centro para a Saúde da Criança é uma Onlus fundada por um grupo de profissionais que operam no campo da saúde infantil. É ponto de referência para atividades de pesquisa, formação e promoção da saúde da criança, da sua concepção à adolescência.Algumas iniciativas: Nati per leggere, Nati per la musica, Fin da piccoli. www.csbonlus.org



Tradução: Geórgia de Souza Cagneti

Prolijiana correspondente (Itália)
__________________________________________________________________________________

¹ Pimpa: personagem de histórias em quadrinhos de Tullio Altan, nascida em 1974. Hoje é também personagem de livros infantis e desenhos animados.
²Corriere dei Piccoli: caderno infantil do Corriera della Sera (até hoje um dos mais importantes jornais italianos), que publicava histórias da Pimpa, mas que deixou de ser publicado.

O PRÊMIO


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.