Resenha: Os Lobos Dentro das Paredes, de Neil Gaiman

/
0 Comments
Maria Lúcia Costa Rodrigues
Mestranda em Patrimônio Cultural e Sociedade e pesquisadora voluntária do PROLIJ – UNIVILLE.

Quantas vezes em nossas vidas temos que encarar uma selva! Muitas vezes nem precisamos sair de casa para isso: nós “matamos leões” diariamente, temos “problemas do tamanho de um elefante” para resolver, ou ainda temos que “enfrentar os lobos” que aparecem em nossas vidas e dos quais temos duas únicas opções: fugir ou enfrentar.

O livro Os lobos dentro das paredes, escrito por Neil Gaiman, Ilustrado por Dave McKean, editado no Brasil pela Rocco, além de trazer o que é característico no trabalho de ambos, a narrativa carregada de uma aura de mistério, vem sacudir o leitor tanto com palavras carregadas de significações quanto com imagens ricamente trabalhadas.

A história se passa num antigo casarão; nele moram Lucy com seus pais e seu irmão. Um dia ao andar pela casa, ela ouve ruídos abafados e percebe que são lobos vivendo dentro das paredes do casarão. Ao dividir isso com a família é desacreditada, porque todos sabem que “se os lobos saírem de dentro das paredes está tudo acabado”. Um dia, os lobos saíram de dentro das paredes tomando de sobressalto a casa e os objetos da família e eles tiveram que tomar uma decisão: enfrentá-los ou fugir.

O projeto gráfico desse livro é uma beleza a parte. Mckean soube usar brilhantemente as ferramentas de que dispõe, mesclando a plasticidade da tinta e do traço com os recursos da fotografia e dos programas de edição em computador. O resultado desse trabalho são personagens de traços angulares que figuram em um ambiente que nos remete àquele da memória, em que, sob a luz de candeeiros e velas, as sombras sinistras se projetavam nas paredes insistindo em nos assustar.

O texto verbal é inserido sobre as ilustrações e recebe fontes tipográficas diferenciadas em cada bloco, conferindo uma imagem textual de acordo com a sonoridade e a movimentação da cena narrativa.

As cores empregadas pelo ilustrador reforçam a aura de mistério da história, de algo que nos incomoda, por não estarmos acostumados a enfrentar e que muitas vezes preferimos deixar guardado dentro das paredes, mas nem sempre isso é possível.


Gaiman, Neil. MCKEAN, Dave. Os lobos dentro das paredes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.