Recontos descongelados

/
0 Comments
Através das palavras de índio da cultura do povo munduruku, o autor Daniel narra o conhecimento e as experiências dos povos indígenas num texto que constrói com muita arte.

A obra traz quatro histórias com pitadas de suspense e terror. A primeira narra como se livrar de um ser aterrorizante de sonos infantis a “matinta perera”, figura folclórica que nos conduz à reflexão da busca do autocontrole e do medo. A próxima história é do povo Makuxi. Esta é cheia de segredos e encantos fantásticos dos rios amazônicos e do boto homem. A próxima, a história do “Vira-porco”, remonta aos mistérios do povo Saterê e à relação entre a nação indígena e os portugueses quando chegaram ao Brasil. Já a última história conta uma batalha entre dois povos e os procedimentos pós-guerra com os mortos e a conseqüências de atos realizados.

Assim, com sensibilidade das folhas das árvores, das flores, do cheiro da mata, do barulho do rio, o índio da nação munduruku evidencia nas histórias que estas foram ouvidas com muita atenção e agora as reconta para descongelá-las e torná-las vivas.

 
 
Livro: Histórias que eu ouvi e gosto de contar

Autor: Daniel Munduruku
Ilustrações: Rosinha Campos
Editora: Callis, 2004.


Alcione Pauli

Mestranda em Patrimônio cultural e sociedade e Pesquisadora voluntaria do Prolij– UNIVILLE


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.