Espelho

/
0 Comments
*Maria Lúcia Rodrigues



Espelho é um belo exemplo de livro que não necessita de floreios na imagem para refletir grandes questões. Por meio de dois elementos em praticamente todo o livro, Suzi Lee, premiada autora nascida em Seul, na Coreia do Sul, aborda questões referentes às relações entre pessoas, ao autoconhecimento, a solidão, tolerância e talvez sobre muitas outras coisas, que somente as releituras e os múltiplos olhares lerão nela,. Afinal, uma narrativa visual quanto mais aberta for, mais rica será.

O enredo simples, conta o momento onde a personagem, uma menina, desenhada pela autora, de vestido amarelo e traços soltos a carvão ou material similar, encontra seu reflexo em um espelho. O ambiente vazio, traduzido pelo branco das páginas, confere uma sensação de espaço potencializado pelo desenho posto na base da página , ora nas bordas laterais, ora na junção das páginas espelhadas. A representação da personagem e seu reflexo no espelho aliado as suas ações nos levam a percursos interpretativos distintos, tornando cada virada de página uma surpresa.

Espelho nos mostra que, não é na igualdade e na concordância que se constroem relações verdadeiras, mas na diferença e na discordância, é partindo delas que visualizaremos nosso real reflexo. E a menina fez sua opção ao se deparar com a verdade dela refletida. O resultado cabe a nós leitores interpretarmos.


LEE, Suzi.

Espelho, 2009


*Pesquisadora voluntária do PROLIJ e mestranda em Patrimônio Cultural e Sociedade


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.