Nem tão medroso assim

/
0 Comments

Por Sonia Regina Reis Pegoretti


            A literatura africana está recheada de histórias que falam de príncipes e princesas. Na maioria dessas histórias seus protagonistas são grandes heróis e realizam grandes feitos. Quando li o título do conto “O príncipe medroso” fiquei intrigada e fui correndo ler. Neste reconto de Anna Soller-Pont, que é encontrado na África oriental, principalmente na Somália e Etiópia, aparece a figura do príncipe Sintayehu que estava deixando seu pai, o rei, muito preocupado. Apesar da sua inteligência, beleza e simpatia, o príncipe não demonstrava nenhum tipo de bravura. Tinha medo de tudo. Já seu pai, era tido como um corajoso combatente, mas essa característica parecia não ser herdada pelo seu filho Sintayehu.
            Um belo dia o rei pensou e acabou por decidir enviar seu filho a uma grande caçada, que era celebrada todos os anos, pois assim ele finalmente poderia demonstrar sua valentia. Sintayehu tentou forjar as mais esfarrapadas desculpas para não participar, mas não teve jeito. O rei estava decidido a transformar seu filho em homem!
            Quando finalmente partiu, o príncipe nunca sentiu tanto medo. Sentindo-se desorientado resolveu subir numa árvore e acabou adormecendo. Lá pelas tantas aparece um bicho peludo, e assustado, Sintayehu cai da árvore direto para o lombo do bicho! “Eeeeoooo!!!” Quanto mais Sintayehu gritava mais o bicho corria. Após atravessar toda a floresta ele acaba por chegar a uma praça de um reino vizinho montado em uma hiena. Fazendo-se parecer corajoso, ele manda chamar o rei local.
            Da janela de seu quarto, a princesa Jetu observava tudo e... apaixona-se por ele a primeira vista!
            O desenrolar dessa história é surpreendente e leva o leitor a deliciar-se com a astúcia e também a sorte desse príncipe! Como ele fará para capturar o mais feroz dos leões para se casar com a princesa Jetu, condição estabelecida pelo pai da moça, se no seu íntimo se sentia um grande medroso?
            Anna Soler-Pont ao recontar essa narrativa de forma leve e até cômica em muitos momentos, consegue mostrar como o comportamento dos príncipes e princesas são importantes para seus reinos, trazendo como pano de fundo a temática das tradições. A presença dos elementos da natureza, como a floresta e os animais selvagens, assim como o domínio do homem sobre ela, também reforçam a ideia dos mitos e lendas africanos. No final da história o leitor pode tirar suas próprias conclusões: O príncipe é realmente medroso ou foi muito valente ao enfrentar seus medos?

Livro: O príncipe medroso e outros contos africanos
Autora: Anna Soler-Pont
Ilustração: Pilar Millán
Editora: Cia das letras
Ano: 2009


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.