Presença e Memória de um lugar – Agbalá

/
0 Comments

         A sabedoria de diferentes povos africanos, sua arte, cultura e história estão registradas na escrita e nas ilustrações de Marilda Castanha no livro Agbalá – um lugar continente, editado pela Cosac Naify.
         Trata-se de uma publicação de caráter informativo que busca o sentido das experiências vividas por todos aqueles que carregam a África dentro de si. De maneira artística, recupera uma paisagem anterior mesmo a chegada dos europeus no continente, perpassando da escravidão à resistência, dos ancestrais aos rituais, de raízes a árvores e de santos a orixás.
         Ao proporcionar um encontro com a herança cultural africana e suas manifestações em terras brasileiras, a autora resgata também a luta pessoal e coletiva de nossa gente, contando a história de muitas histórias, como se cada um, dentro de si, tivesse a semente e a memória do lugar, do lugar-continente: agbalá.
         A obra recebeu em 2002, o prêmio Melhor Livro Informativo pela FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, ocasião em que era publicado pela Editora Formato.

Por Cleber Fabiano da Silva.
Pesquisador voluntário do PROLIJ - UNIVILLE
       

FICHA TÉCNICA:

AGABALÁ – um lugar-continente
Autora e ilustradora: Marilda Castanha
Editora: Cosac Naify
Ano: 2007


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.