Um rei africano no Brasil

/
0 Comments

         Era uma vez um rei africano. Um rei sem coroa, sem espada, sem terra. No entanto, esse nobre homem emprestou sua história para virar símbolo de luta para o povo brasileiro. Perdeu a coroa, mas nunca a majestade; sem espada, mas representando uma grande batalha; sem terra, mas respeitado em dois continentes.
         O livro A história de Chico Rei de Béatrice Tanaka, editora SM, 2010, apresenta a lenda, a narrativa, o samba-enredo, o maracatu, a congada, os desenhos, as ilustrações, as fotos, o teatro, o balé, os poemas, enfim, todo tipo de registro que envolve a trajetória de Francisco, o ex-rei que foi trazido da África para trabalhar como escravo em terras brasileiras.
      Em sensíveis manifestações de variadas linguagens, a autora contextualiza historicamente os episódios e narra, de modo muito especial, a lenda em torno desse mito. Encanta ainda com as letras criadas pela Escola de Samba – Acadêmicos do Salgueiro – que, no auge da ditadura militar, escolheu o exemplo libertário de Chico Rei como tema para o seu desfile e transformou homens comuns em deslumbrantes soberanos.
            Vale destacar também no livro, as referências dos poemas de Cecília Meireles em Romanceiros da Inconfidência e, ao final, o Pequeno Caderno de Lembranças da Autora com desenhos dos anos de 1950. Sem falar nas belíssimas ilustrações, recriando o clima setecentista no qual se passa a história. Uma obra alternativa que salvaguarda a memória de um importante episódio na construção da identidade de nosso país.


Por Cleber Fabiano da Silva.
Pesquisador voluntário do PROLIJ - UNIVILLE
             
            FICHA TÉCNICA:

            A HISTÓRIA DE CHICO REI
            Autora e ilustradora: Béatrice Tanaka
            Editora: Edições SM
            Ano: 2010


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.