Chuva de flores - e de histórias

/
0 Comments

Por Amanda Corrêa da Silva e Sueli de Souza Cagneti
 
A relação da cultura africana com a arte de contar histórias é sagrada. E em Obax (2008, Brinque – Book), do escritor e ilustrador recifense André Neves, essa relação é exaltada em uma mescla de rito e tradição que trazem à tona a essência da africanidade.
A pequena Obax – que quer dizer “flor” - vive nas savanas onde ao “anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias”. Inventar histórias é o passatempo predileto da pequena, que constantemente se sente só. E não obstante a forte tradição oral presente em sua terra, todos acham que Obax passa dos limites ao contar sobre uma certa chuva de flores.  Assim, nossa heroína parte em busca de aventuras na esperança de encontrar novamente uma chuva de flores ao lado de seu amigo Nafisa – que significa “pedra preciosa” -, um elefante que se perdeu da manada; qualquer empatia, não é mera coincidência. O ponto alto da narrativa se dá no retorno de Obax e Nafisa ao ponto de partida, e como sabemos, esse retorno não é apenas “estar de volta”, mas sim um fazer-se presente; um renascer para o novo.
Aos poucos a narrativa vai assumindo um caráter ritualístico e poético que envolve o leitor em uma atmosfera de encantamento. É preciso destacar que este conto é autoral, mas se apropria de elementos de diversas regiões da África ocidental em sua composição – os nomes dos personagens, as cores alegres, as linhas curvilíneas, as savanas como plano de fundo, os animais nativos. Porquanto, as ilustrações só poderiam resultar neste belíssimo quadro de imagens que recriam as paisagens áridas, porém repletas de cores que exaltam alegria.
Em Obax, André Neves nos apresenta uma experiência sensível sobre a arte de contar histórias; histórias que perpassam e atravessam os tempos mantendo-se vivas nas vozes e nas memórias daqueles que se dispõem a contá-las.

Referências
NEVES, André. Obax. São Paulo: Brinque-Book, 2008.


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.