Um amor para Abena

/
0 Comments

Por Sonia Regina Reis Pegoretti
            O escritor e ilustrador Celso Sisto, já premiado duas vezes pela FNLIJ como escritor e ilustrador revelação, nos traz esse reconto africano da África Ocidental. A beleza das ilustrações em aquarela de Simone Matias compõe com delicadeza a obra e mostram todo o colorido e o figurino das mulheres daquela região africana. Duas coisas chamam atenção de imediato nessa história: a primeira é o protagonismo de uma princesa negra, tão distante dos clássicos da literatura infanto-juvenil. E a segunda, a fusão de elementos míticos e humanos, o respeito sagrado aos elementos da natureza, proporcionado ao leitor emoção e aventura. O tom de oralidade na escrita completa todos os elementos de uma boa narrativa africana.
            A história começa descrevendo Abena, uma princesa como nenhuma outra. Bela e harmoniosa por natureza, era admirada por todos que a conheciam, principalmente por seu pai, o rei, que sorria cada vez que a via passar. Seus olhos tinham um brilho intenso, trazendo ao rei a certeza de que seria fácil arranjar-lhe um pretendente.
            O tempo foi passando e a notícia de sua formosura se espalhou nos quatro cantos da África Ocidental. Apareceram pretendentes de distantes povoados para ver de perto sua beleza, entre eles o Fogo e a Chuva.
            A Chuva foi logo se apresentando a Abena, vestindo seu majestoso traje típico. Já o Fogo preferiu ir direto pedir a mão da princesa ao rei, que prometia poder e vigor em troca do casamento real.
            O rei não queria entristecer a bela princesa dizendo com quem ela deveria casar, então propõe aos dois uma corrida. Quem vencesse se casaria com a princesa! A história dividiu opiniões nas aldeias, uns torcendo pela imponência do Fogo, outros para o esforço da Chuva. Só o coração de Abena já tinha um vencedor...mas isso era um segredo que ela não poderia revelar a ninguém!

Livro: O Casamento da princesa
Autor: Celso Sisto
Ilustradora: Simone Matias
Editora: Pruminho
Ano: 2009


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.