A caixa dos segredos

/
0 Comments


            Em uma sociedade que se deseja cada vez mais plural, multicultural e atenta às diferenças, Rogério Andrade Barbosa – pioneiro e expoente na literatura que versa sobre a temática africana e afro-brasileira – apresenta no livro A caixa dos segredos, Galera Record, 2010, a comovente história de luta e resistência de Malã.
            A partir da versão contada pelo seu tataraneto, o leitor conhece a vida do menino – batizado com o nome cristão Antônio – desde sua captura em terras africanas até a chegada no Brasil, acompanha a sua permanência no Rio de Janeiro e o breve tempo em que esteve na Bahia, passando por momentos históricos, culturais, sociais e políticos significativos para a população negra brasileira. A obra está dividida em quatro momentos de cruciais transformações na biografia de nosso anônimo herói: infância, juventude, maturidade e velhice.
            Ao desvendar os segredos da caixa de metal forrada com recortes de jornal, o narrador-tataraneto revela a influência em nossa cultura das missões católicas na África, dos convertidos ao islamismo e das religiões tradicionais africanas que são apresentadas a partir das vivências de Malã. Os importantes episódios conhecidos por Revolta dos Malês e das Chibatas, a abolição da escravatura, a chegada de imigrantes europeus para substituir o trabalho escravo e mesmo as recentes lutas que culminaram em “leis obtidas graças ao empenho dos movimentos negros organizados” são discutidos pelo autor nas tramas do enredo.
            A sabedoria popular está presente nos provérbios africanos que abrem os capítulos e dialogam com termos mais esclarecedores (e mais científicos) trazidos pelos novos vocábulos utilizados e, em seguida, explicados em seu contexto. Um livro de rápida leitura, com linguagem concisa e que permite uma abordagem panorâmica para o principiante no tema e envolvente para os iniciados.

Por Cleber Fabiano da Silva.
Pesquisador voluntário do PROLIJ - UNIVILLE
           
FICHA TÉCNICA:

A caixa dos segredos
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Ilustrador: Gerson Conforti
Editora: Galera Record
Ano: 2010


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.