África eterna

/
1 Comments

            Muitos são os livros destinados ao público infantil e juvenil que registram as belezas e riquezas do continente africano e as relações com o nosso país em diversos níveis: históricos, culturais, sociais e econômicos. No entanto, África Eterna, de Rui de Oliveira, editora FTD, 2010, é uma publicação merecedora de atenção uma vez que desmitifica os estereótipos e propõe – de modo consciente – um novo diálogo com a África.
            Uma obra de informação e arte, capaz de comunicar tanto pela qualidade do texto verbal como pelas grandes possibilidades da dimensão visual, composta de imagens com traços marcantes, cores fortes e expressões reveladoras. Ao ampliar as referências comumente simplistas das notícias veiculadas pela mídia, dos coloridos folhetos turísticos, dos filmes hollywoodianos e até mesmo dos conteúdos perpetuados pela escola, o livro apresenta aspectos singulares da África e de como ela está eternizada no Brasil. “Ignorá-la seria a negação de nós mesmos, como povo e cultura”. (p. 09)
            Quando aborda o diversificado mosaico das religiões nativas africanas, o universo do pensamento mágico e sua visão animista, o autor critica a classificação preconceituosa do termo primitivo, “sobretudo em nossos tempos de preocupações ecológicas pois contém em seus dogmas o amor à natureza em todas suas manifestações”. (p. 44)
            Dentre as considerações importantes acerca do legado desse continente para a formação de nosso povo, o escritor destaca o baobá como o “corpo e o espírito dos africanos, simbolizando um eterno e indissolúvel elo entre a África e o Brasil”. (p.57) De maneira especial, afirma ainda que a maior dessas heranças está “no patrimônio espiritual, um modo de ser brasileiro, plural racialmente e singular culturalmente”. (p. 56)
            Rui de Oliveira recebeu quatro Prêmios Jabuti de Ilustração e por duas vezes foi indicado ao Prêmio Hans Christian Andersen – considerado o Nobel da Literatura Infantil e Juvenil – na mesma categoria. África Eterna foi chancelada com o selo “altamente recomendável” na categoria livro informativo pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
           
Por Cleber Fabiano da Silva.
Pesquisador voluntário do PROLIJ - UNIVILLE
           
 FICHA TÉCNICA:

África Eterna
Autor e ilustrador: Rui de Oliveira
Editora: FTD
Ano: 2010


Posts relacionados

Um comentário:

Unknown disse...

muito bom cara ajudou mto. vlw !!! =D

Tecnologia do Blogger.