Inundação de sentimentos

/
1 Comments



por Viviane de Cassia Romão Lucio dos Santos

         Uma história de amor borbulhante... É isso que o leitor encontrará em Mururu no Amazonas de Flávia Lins e Silva. O livro conta a história de Andorinha, menina-moça  entendedora da água. Ela vive com a mãe, mulher simples que passa os dias esperando o marido pescador, em uma casa flutuante na imensidão das águas da Amazônia.
         O texto, linguagem poética pura, envolve o leitor nos caminhos percorridos por Dorinha nos rios Negro e Solimões na busca, primeiramente, por seu pai, até que num desses desvios dos igarapés da vida encontra seu primeiro amor...  Amor intenso, tal qual as misteriosas águas desbravadas por essa personagem pura, corajosa e cheia de vida.
         Flávia Lins e Silva consegue descrever de forma magistral a explosão - ou seria o mergulho?! -  de sentimentos e sensações provocada pelo encontro com sua cara-metade, mesmo que ela seja da água e ele seja da terra. Sua narrativa é sensível, sem pudores, desnudando a transição do que ocorre dentro da gente na passagem da infância para a adolescência, naquela fase em que tudo parece confuso e ao mesmo tempo mágico onde “Faz frio e calor, o corpo ferve e gela, tudo ao mesmo tempo. Ê aguaceiro! É como se o rio parasse, como se o mundo se calasse, como se a vista embaçasse...”.
         Um livro apaixonante e apaixonado, um convite para participar de uma inundação de coisas gostosas, não por acaso, foi escolhido como o melhor para o jovem pela FNLIJ (publicação 2010, premiação 2011).

SILVA, Flávia Lins. Mururu no Amazonas. Rio de Janeiro: Manati, 2010.



Posts relacionados

Um comentário:

Ana Kita disse...

Que delícia de resenha, daquelas que dá água na boca!

Adorei, Vivi!

Beijos,
Aninha*.

Tecnologia do Blogger.