Sobre o escuro que mora dentro da gente

/
1 Comments

              Que surpreendente ler um texto escrito no mesmo idioma herdado de nossos pais, avós e bisavós e saber da longa viagem empreitada por seus caracteres até serem impressos do outro lado de um imenso oceano... E que efeito mais extraordinário ainda saber que tais linhas foram destinadas às crianças e podem chegar a outras tantas em contextos tão distintos!
            Também nesse limiar de travessia, O Gato e o escuro, de Mia Couto, Cia das Letrinhas, conta a história de um gatinho amarelo, com malhas e pintas, desejoso de cruzar o limite proibido pela aflita mãe:  passar para além do pôr de algum Sol. Namoriscando o proibido, seus olhos pirilampiscavam. (p.10).
            Em conhecida passagem, nosso Chapeuzinho felino vê-se transformado na cor da noite e, assustado, vive importantes descobertas. Escondeu-se num canto, mais enrolado que o pangolim. Não queria ser visto em flagrante escuridão (s.p). Uma obra rumo à desconhecida floresta de nossa condição, muitas das vezes indesejada, abarrotada com nossos medos (reais ou inventados!).
            As belíssimas ilustrações de Marilda Castanha completam a atmosfera de poesia presente na obra através de cores, luzes e sombras que nos inspiram a mergulhar dentro do misterioso lado escuro que habita todos nós.
            Propondo metáforas e brincando com as palavras, o autor moçambicano cria um modo infantil e poético de se expressar em seu português africano. À moda roseana, presenteia-nos com neologismos cativantes: À medida que avançava seu coração tiquetaqueava. (...) Fechou os olhos e andou assim, sobrancelhado, noite adentro. Andou, andou, atravessando a imensa noitidão. (p.14). Só quando desaguou na outra margem do tempo ele ousou despersiar os olhos. Nada sobrara de sua anterior gateza. (p. 18).
            Pintalgato. Chapeuzinho. Riobaldo... Escuridão, floresta, sertão... Amigos somos. Nonada. É o que eu digo se for... Travessia.

Por Cleber Fabiano da Silva.
Pesquisador voluntário do PROLIJ - UNIVILLE
           
FICHA TÉCNICA:

O gato e o escuro
Autor: Mia Couto
Ilustrador: Marilda Castanha
Editora: Cia das Letrinhas
Ano: 2008


Posts relacionados

Um comentário:

Sonia Regina Reis Pegoretti disse...

A literatura de Mia Couto é sempre um belo presente africano às nossas crianças! Belo livro e ótima resenha.

Tecnologia do Blogger.