26
nov
2011
08:03

Fazeres femininos e suas representações na cultura afro-brasileira

 
Por Cleber Fabiano da Silva e Silvio Leandro da Silva
A leitura de Gueledés: a festa das máscaras, do carioca Raul Lody, faz com que uma pergunta paire no ar: o que fazem as baianas do acarajé quando desmontam suas barracas? A narrativa trata de forma dinâmica de um dos muitos aspectos culturais do povo Yorubá, localizado na região da África Ocidental. São características milenares que perpassaram  [...]

Continue lendo

24
nov
2011
16:46

Lançamento na Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin

   Na manhã do dia 12 de novembro (sábado), aconteceu o último lançamento do "Livro dos livros" deste ano, na Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin. Confira as fotos das contações de histórias dos prolijianos Alcione Pauli, Sueli Cagneti, Silvio Leandro da Silva e Viviane de Cassia Romão.  

  [...]

Continue lendo

23
nov
2011
08:28

II Seminário Jardim Poético da Educação

     Na tarde do dia 16 de novembro, no Espaço da Midas Armazém Cultural, realizou-se o II Seminário Jardim Poético da Educação, voltado para os profissionais das escolas rurais de Joinville, mas aberto à comunidade, assim contando com outros docentes e profissionais de leitura.
     A prolijiana Alcione Pauli, na posição de coordenadora da Biblioteca Municipal Rolf Colin, abriu a conversa, em seguida a coordenadora do PROLIJ, Sueli Cagneti, encantou a todos com o livro "Todo livro que tem" de Fa Fiuza. A mesa redonda teve início com a fala do escritor Jura Arruda, seguido pela escritora Roseana Murray e terminou com a apresentação da diretora Denise Kricheldors da E. M. Eugênio Klug, mediados pela professora Sueli Cagneti. Houve ainda a mesa de autográfos com Roseana Murray e seu livro "Poemas para ler na escola".
22
nov
2011
08:40

Amansando medos, adormecendo gigantes

Por Sueli de Souza Cagneti
Contemplar estrelas é sonhar histórias, é recuperar perdas, é amansar medos, é adormecer gigantes.
E é esse basicamente o enredo poético de Mil e Uma Estrelas de Marilda Castanha, cuja protagonista é uma menina negra que – ao se deparar com o céu sem estrelas – vai em busca do ogro gigante, considerado por ela, o único que poderia chegar até à  [...]

Continue lendo

18
nov
2011
08:04

Conhecendo o Sul da África

Por Sonia Regina Reis Pegoretti
Laurence Quentin se aventura entre o informativo e literário com o livro “Ao sul da África”. O autor propõe conhecer três povos diferentes que vivem no sul da África: os ndebeles da África do Sul; os xonas do Zimbábue e os bosquímanos do Botsuana.
Cada capítulo apresentado mostra uma variedade de informações sobre a história, costumes e crenças desses povos e ainda uma narrativa que envolve a comunidade  [...]

Continue lendo

16
nov
2011
11
nov
2011
18:38

Lançamento na E. M. Profa. Maria Regina Leal

   Os prolijianos estiveram, no começo da semana passada (dia 31 de outubro), na Escola Municipal Professora Maria Regina Leal, do bairro Espinheiros (Joinville), promovendo mais um literário lançamento da segunda tiragem do "Livro dos livros". Entre alunos do ensino fundamental, professores e funcionários, cerca de 50 pessoas prestigiaram este evento. Confira as fotos:

E  [...]

Continue lendo

10
nov
2011
08:38

Um dia na aldeia

Por Sonia Regina Reis Pegoretti
O autor Ahmadou Kourouma (1927 – 2003) é africano da Costa do Marfim, cuja trajetória política foi de contestação aos regimes autoritários, ao poder econômico, à colonização francesa e de crítica aos abusos sociais. Recebeu mais de 15 prêmios literários e em 2009 foi vencedor do prêmio de melhor livro informativo pela Fnlij com livro “Homens da África”, que é, com certeza, uma daquelas obras que não se pode deixar de lado.
Continue lendo

06
nov
2011

Leitora de mim

Por Ana Paula Kinas Tavares
Na maciez da capa prevejo a asperidade da leitura. As primeiras palavras me soam confusas e dispersas. É no virar das primeiras folhas que me cubro de preocupações. Paro um instante, fecho o livro, quero a paz da minha vida “real”, mas já não posso me livrar da narrativa. Penso no escritor, aquele sujeito distante que me escreveu tais letras sem me conhecer, e assim mesmo me prende, bate-me, e me tira o ar. Volto à última página lida, releio e prossigo. Meu coração acelera e a história vai se criando com minha leitura. Vejo meus pais, meu namorado, até uma professora da  [...]

Continue lendo

Tecnologia do Blogger.