Um dia na aldeia

/
0 Comments


Por Sonia Regina Reis Pegoretti

O autor Ahmadou Kourouma (1927 – 2003) é africano da Costa do Marfim, cuja trajetória política foi de contestação aos regimes autoritários, ao poder econômico, à colonização francesa e de crítica aos abusos sociais. Recebeu mais de 15 prêmios literários e em 2009 foi vencedor do prêmio de melhor livro informativo pela Fnlij com livro “Homens da África”, que é, com certeza, uma daquelas obras que não se pode deixar de lado.
O livro traz conteúdo histórico sobre a África Ocidental, especialmente sobre o Reino Mali ou Mandinga e revela ao leitor, os mistérios de quatro dos personagens africanos mais emblemáticos: o griô, o príncipe, o caçador e o ferreiro. Apesar de toda a revolução econômica e da vida globalizada que vive os quatro cantos do planeta, esses homens e suas profissões são até hoje muito respeitados e de grande importância sociocultural.
Em cada um dos quatro capítulos, o autor também convida o leitor a dar um passeio pela aldeia e pela vida desses homens de coragem e sabedoria. Outro detalhe importante a ser notado, é a presença da religião islâmica, que se faz presente nas narrações da comunidade, mostrando que o que antes era privilégio dos nobres, agora está difundido pela maioria da população.
Belas ilustrações, mapas, obras de arte, instrumentos de guerra e musicais e grande variedade de fotos também fazem parte dessa obra, materializando assim, o que é apresentado. No fim do livro, um glossário nos ajuda a entender melhor algumas palavras de origem africana trazidas no livro, que também é uma das marcas registradas do autor: misturar francês e os dialetos africanos!
Homens da África” é passaporte certo para o leitor que deseja se familiarizar com a cultura e o modo de vida africana. Boa leitura!

FICHA TÉCNICA:

Obra: Homens da África
Autor: Ahmadou Kourouma
Ilustrador: Giorgio Bacchin
Editora: SM
Ano: 2009


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.