29
jan
2012
20:32

Um crocodilo e uma galinha d’angola podem ser parentes?

Por Sonia Regina Reis Pegoretti
      A história de “Krokô e a galinhola” veio do Burundi, um pequeno país da África Central, e traduzido e adaptado por Maté pela Brinque-Book. É realmente uma narrativa fabulosa!
      O livro traz como personagens principais um crocodilo faminto e uma galinha d’angola que insiste em ciscar perto do rio. A esperteza dessa pintada, fazendo conexões sobre os antepassados de ambos vai conquistando pouco a pouco o voraz crocodilo. “Irmão, ó meu irmão, você não pode me caçar!”
      A narrativa faz uma ótima reflexão sobre as relações e a tolerância, bem como a diversidade. Se vivemos no mesmo mundo, somos todos parentes?
      A ilustração de Maté é  [...]

Continue lendo

25
jan
2012
08:46

Luz do Sol, luz da Lua

Por Sueli de Souza Cagneti
Você sabia a razão de não podermos olhar fixamente para a luz e o brilho do Sol? E com referência à Lua por que ocorre o contrário? Pois é. Através do reconto de um dos tantos mitos de origem, Celso Sisto nos expõe o que fizeram o menino Sol e a quase mocinha Lua, quando suas mães tomavam banho no rio. A eles era proibido olhá-las nessa hora. A curiosidade, no entanto, numa tarde, foi maior e...
Essa história que nos chega do Senegal, através de Sisto,  [...]

Continue lendo

22
jan
2012
21:38

Histórias de lá que encontramos aqui!

Por Sonia Regina Reis Pegoretti
      “Madiba!” É dessa forma que os africanos carinhosamente chamam o sul-africano Nelson Mandela. Político e também homem do povo, conhece a fundo as riquezas e os problemas do continente africano, berço das civilizações.       É nada mais, nada menos desse ícone mundial que vem o livro “Meus contos africanos”. Nelson Mandela selecionou 32 histórias entre fábulas, mitos e lendas de 14 países diferentes. Um verdadeiro tesouro! Segundo ele, essas histórias viajam, e a mesma história pode ser encontrada em diversos lugares com variações locais, sofrendo metamorfoses e floreios ao longo dos séculos.       Um dos destaques do livro é “Natiki”, considerada a cinderela africana. Para quem gosta de contos de fada, é uma boa oportunidade de comparar as várias cinderelas presentes  [...]

Continue lendo

Tecnologia do Blogger.