Um crocodilo e uma galinha d’angola podem ser parentes?

/
3 Comments
Por Sonia Regina Reis Pegoretti

      A história de “Krokô e a galinhola” veio do Burundi, um pequeno país da África Central, e traduzido e adaptado por Maté pela Brinque-Book. É realmente uma narrativa fabulosa!
      O livro traz como personagens principais um crocodilo faminto e uma galinha d’angola que insiste em ciscar perto do rio. A esperteza dessa pintada, fazendo conexões sobre os antepassados de ambos vai conquistando pouco a pouco o voraz crocodilo. “Irmão, ó meu irmão, você não pode me caçar!”
      A narrativa faz uma ótima reflexão sobre as relações e a tolerância, bem como a diversidade. Se vivemos no mesmo mundo, somos todos parentes?
      A ilustração de Maté é belíssima. Muito colorida em pintura em aquarela, chamando muito a atenção para os personagens e seu ambiente.  Em todas as páginas também aparecem desenhos “misteriosos” que foram inspirados nos motivos tradicionais do povo kuba, da África Central, que são bordados pelas mulheres em suas saias de cerimônia.
      Uma leitura que traz prazer, diversão e um mundo de possibilidades!

FICHA TÉCNICA:

Obra: Krokô e a galinhola
Autora e ilustradora: Maté
Editora: Brinque-Book
Ano: 2008


Posts relacionados

3 comentários:

Maté disse...

Parabéns pelo blog!Fiquei particularmente feliz com os comentários a respeito do meu "Krokô e Galinhola" e gostaria de indicar outros dois títulos com a mesma temática que publiquei pela Editora Noovha América: "Contos do Baobá" de 2008 (selo Altamente recomendável da FNLIJ) e "A Primeira Máscara" de2009 (Acervo básico FNLIJ).
Um abraço,
Maté.

Sonia Regina Reis Pegoretti disse...

Nossa Maté! Estou feliz que você tenha lido a minha resenha. Nos próximos dias vai pro blog a resenha do livro "A primeira máscara". Essas resenhas também farão parte de um livro que será lançado em abril em um congresso de literatura infantil aqui na UNIVILLE. Ficaremos honrados com sua presença. As informações sobre o evento estão aqui no blog ou no site da UNIVILLE.
Um abraço, Sonia

Giselle Segobia disse...

Já disse o escritor: Quando você deseja muito alguma coisa o universo conspira a seu favor. Eu coordeno a implantação 10639/03 na escola onde trabalho e, como contadora de histórias estou sempre em busca de coisas interessantes para mostrar às crianças. Justamente trabalhava com um vídeo que apresenta um griô num programa de televisão na República do Congo, África Central, o qual conta três histórias e uma delas chama-se HEN , a galinha que chama o crocodilo de irmão. Ele faz essa contação em lingala com legendas em 14 idiomas.Naquela mesma semana chega na escola a caixa de livros do FNDE e entre eles o maravilhoso livro da Maté com o qual trabalho cotidianamente. Um grande abraço, grata pela inspiração e parabéns!

Tecnologia do Blogger.