29
fev
2012
08:29

Uólace e João Victor: Paralelismos invisíveis

                                      Por Sueli de Souza Cagneti
Ao olharmos a capa do livro de Rosa Amanda Strausz, prêmio João de Barro /98 e Altamente recomendável- FNLIJ/99, nossas deduções são imediatas: Uólace é o adolescente negro e, portanto, pobre, com nome americano adulterado pela ignorância; João Victor é o branco e rico, com nome de quem tem futuro promissor. Inspiradora de um dos episódios da minissérie Cidade de Deus, a obra de Strausz longe está da velha e conhecida discussão provocada pelas diferenças sociais e raciais. Embora não  [...]

Continue lendo

28
fev
2012
08:35

Formação de professores em foco

Por Sonia Regina Reis Pegoretti
                A partir da lei 10.639/03, os professores têm a incumbência de trabalhar a história e a cultura afro-brasileira na sala de aula e em 2008, através da lei 11.645, ela se complementa, inserindo a história e cultura indígena. Diz a lei que esses conteúdos devem ser trabalhados em todo currículo escolar, mas com especial atenção nas disciplinas de artes, literatura e história. Tarefa difícil esta, considerando que a maioria dos professores já formados, não tiveram essa formação nos cursos de graduação.
Continue lendo

27
fev
2012
26
fev
2012
08:29

Lendas da tradição Zulu

Por Sonia Regina Reis Pegoretti
“Aquele que veio do paraíso”. É este o significado de Zulu, povo que vive na África do sul. Ainda hoje, nas aldeias de Durban, as crianças se reúnem para ouvir histórias sobre seu povo. As três histórias recontadas nesse livro por Julio e Débora D’Zambê, “como o criador fez surgir o homem na terra; a concha das histórias e as sete cabeças” são originárias desse povo, rico em tradição.
Os mitos e as lendas africanas têm caráter essencialmente familiar, narram a ancestralidade da família, da  [...]

Continue lendo

24
fev
2012
09:16

Da África para o Brasil

                    
  Por Sueli de Souza Cagneti¹
Da África para o Brasil Do Brasil para o cordel
 É a festa saindo das ruas
E vindo para o papel. ²
Você sabe o que é o Maracatu? De onde veio?  [...]

Continue lendo

23
fev
2012
14
fev
2012
09:44

Amor e poesia vindos da África

Por Sonia Regina Reis Pegoretti
            Vários cientistas discutem sobre quando o mundo começou e pela força do que ele foi gerado. Para Pomme essa resposta foi fácil de encontrar. Foi quando ela foi concebida.
            Sua mãe e seu pai se encontraram quando ela veio da África. Ele a viu e a achou linda. Ele carregou suas malas. Ela tinha fome e, portanto comprou duas maçãs verdes a as guardou na bolsa. Depois ela mordeu uma das maçãs e ofereceu ao seu pai (que ainda não sabia disso, pois tinham  [...]

Continue lendo

09
fev
2012
08:37

A literatura africana e afro-brasileira presentes na sala de aula

Por Sonia Regina Reis Pegoretti
        O livro “Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica” é integrante da coleção Cultura Negra e Identidades e se mostra como uma importante obra teórica acerca da literatura africana e afro-brasileira.        É dividido em quatro artigos principais e um de conclusão, escritos por três autoras diferentes, docentes da UFMG: Iris Maria da Costa Amâncio, Nilma Lino Gomes e Miriam Lúcia dos Santos Jorge. Integra o projeto Novos percursos e novos horizontes de formação: a continuidade das ações afirmativas para universitários negros na UFMG, apoiado pelo Programa UNIAFRO II (MEC/SESU/SECAD) e realizado pela equipe do Programa Ações Afirmativas na UFMG, nos anos de 2006 e 2007.          Preocupadas com a formação  [...]

Continue lendo

06
fev
2012
14:49

Um pouco e um pouquinho mais...

Por Cleber Fabiano da Silva e Silvio Leandro da Silva
            Após o café da manhã, Mama Panya e seu filho Adika partem em direção ao mercado – com apenas duas moedas – a fim de comprar ingredientes para fazer panquecas. “__ Quantas panquecas você vai fazer?__ Um pouco e um pouquinho mais”. No caminho encontram Mzee Odolo que é convidado pelo menino para jantar com eles. Em seguida, Adika faz o convite para os amigos Sawandi e Naiman. Tomada de susto, a mãe ouve a resposta de Gamila que também irá ao encontro. Sem contar Bibi Zawenna e Rafiki Kaya.
Continue lendo

03
fev
2012
07:39

Bartolomeu Campos de Queirós: um gênero chamado Saudade

Por Silvio Leandro da Silva [1]
“Para muitos, enlouquecer e sonhar são defeitos. Desconhecem que 
só enlouquecemos ao não viver os sonhos."[2]
        A epígrafe acima foi escolhida por mim para confortar e tentar expressar um pouco do que estou sentindo a respeito do acontecimento tão cheio de pesar que foi a recente partida do premiado autor Bartolomeu Campos de  Queiros. Ele viveu seus sonhos! Suas obras, dedicadas principalmente à literatura infantojuvenil, nos foram deixadas como legado literário-patrimonial e humano. Nos últimos meses realizei (juntamente com minha orientadora Sueli de Souza Cagneti) uma série de leituras do autor e sobre aquilo que já se disse sobre ele, pois venho pesquisando as reminiscências presentes em sua escrita e, por isso, exponho aqui algumas de minhas impressões. A leitura de suas prosas poéticas nos convida  [...]

Continue lendo

02
fev
2012
19:44

Na ponte aérea entre África e Brasil

Por Sonia Regina Reis Pegoretti
        Em Mãe África, o escritor Celso Sisto traz uma coletânea de contos, lendas, mitos e fábulas africanas, fruto de um trabalho longo e árduo. A paixão do escritor pela literatura infantil e pela contação de histórias fez com que o livro falasse por si só.
        Histórias de criação do mundo, de feiticeiras e monstros, animais e natureza são o carro chefe do livro. Ao todo são 31 narrativas de várias partes da África, mostrando um continente amplo, plural e mágico. Muitas dessas histórias já viajaram o mundo e chegaram aqui, trazendo um pedacinho da África pra nós.
        Uma boa pedida para levar para sala de aula um pouquinho da magia africana e perceber a grande diversidade daquele continente.
  [...]

Continue lendo

Tecnologia do Blogger.