Portugal, Brasil e África - histórias de colonialismo, pós-colonialismo, resistência e emancipação

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Por Sonia Regina Reis Pegoretti
               
Nilma Lino Gomes é a organizadora do livro Um olhar além das fronteiras – educação e relações raciais, que faz parte da coleção Cultura negra e identidades e que traz experiências vividas tanto pelo colonizador (Portugal) quanto pelos seus colonizados (Brasil e África). A socialização de estudos e pesquisas acerca do tema vem contribuir para um debate que não se pode mais negar: a reflexão sobre as questões raciais e étnicas na educação, assim como a construção de uma escola mais plural e diversa. Para estabelecer essa discussão, GOMES (2007) divide o livro em três partes.
Na parte I, cujo tema é “Globalização, educação e dignidade humana” já somos presenteados com uma entrevista com o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, falando sobre “globalizações” e de como podemos pelo menos “imaginar” viver de forma diferente percorrendo caminhos alternativos. Finalizando essa parte, as professoras Teresa Cunha e Inês Reis versam sobre uma concepção de educação entendida como espaço-tempo capaz de fornecer instrumentos de interpretação, inclusão e participação.
Já na parte II, o tema é “Racismo e etnicidades em diferentes contextos históricos e sociais”. No primeiro artigo, Maria Paula Gutierrez Meneses, discute a (re)invenção das palavras racismo, etnicidade, tribo e encontro colonial, fazendo uma verdadeira viagem no tempo e questionando o leitor sobre o seu real conhecimento do continente africano. Traçando um mapa diferente da realidade africana, a autora aborda o caso de Moçambique como modelo.
O segundo artigo trata de uma pesquisa etnográfica realizada em duas escolas de Portugal. A autora Marta Araujo objetivou explorar as diversas formas de racismo manifestadas nas experiências escolares cotidianas. Os dados dessa pesquisa são analisados diante do leitor, e apontam para a necessidade de programas de investigação comparativos, a fim de compreender como funcionam os passados coloniais com a luta anti-racista em várias sociedades.
A terceira e última parte do livro traz como tema o “Racismo, anti-racismo e educação: o contexto brasileiro”. A professora Nilma Lino Gomes apresenta o contexto tenso e complexo das relações raciais no Brasil no artigo Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro: algumas reflexões. Já o artigo A pedagogia Multirracial popular e o sistema escolar de Miguel González Arroyo é o que encerra o livro. O texto é resultado de uma palestra proferida pelo autor no Colóquio Pensamento Negro em Educação no Brasil onde ARROYO faz uma reflexão entre a pedagogia multirracial e a pedagogia popular e ainda sobre o sistema escolar brasileiro.
O dialogo estabelecido pelos autores nos leva a refletir a prática pedagógica e a postura do professor presente nas nossas escolas.

FICHA TÉCNICA:

Obra: Um olhar além das fronteiras – educação e relações raciais
Autora: Nilma Lino Gomes (Org)
Editora: Autêntica
Ano: 2007


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