Ensaios para além mar

/
0 Comments
 Por Cleber Fabiano da Silva
                 
                O que poderiam ter em comum Chapeuzinho Vermelho, Fita Verde no Cabelo e um gatinho de nome Pintagalto? E o que dizer de lendas amazônicas como o boto ou a Iara com os contos tradicionais angolanos? Que relações existiriam entre Ngunga e O menino dos olhos de bimba com os movimentos de independência de Angola?
                Entre Fábulas e Alegorias, organizado por Carmen Lucia Tindó Secco, editora Quartet, 2007, traz interessantíssimos ensaios sobre a literatura infantil de Angola e Moçambique em diálogos que ora aproximam ora distanciam os horizontes desses países com a produção literária luso-brasileira para crianças e jovens.
                Obras importantes de quatro nações unidas pela Língua Portuguesa são selecionadas e analisadas de modo a traçar um painel de textos pouco conhecidos e estudados nos meios acadêmicos. Desfilam em meio aos personagens fictícios nomes como Craveirinha, Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Ondjaki, Jorge Macedo, Pepetela e outros tantos ao lado de contos recolhidos da oralidade.
                Um livro de grande ajuda para todos que desejam enveredar pelos caminhos da literatura africana e afro-brasileira contemporânea. Boa pedida para aquisição de acervos com qualidade em épocas de implementação de políticas públicas para a igualdade. Vale a pena conferir!

FICHA TÉCNICA:

Obra: Entre Fábulas e Alegorias
Autora organizadora: Carmen Lucia Tindó Secco
Editora: Quartet
Ano: 2007


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.