Sussurros e segredos do vento

/
0 Comments

 Por Cleber Fabiano da Silva

                Um terrível vendaval fez o pai parar o seu trabalho por alguns minutos... Tempo suficiente para a família se reunir e conhecer a história de Mãe Vento e seu solitário filho. Este, sem ter com quem brincar, passava os dias tristonho e solitário. Um dia, porém, encontrou Nakati, um menino da sua idade. Juntos divertiam-se jogando bola sem que o filho do vento revelasse ao amigo sua verdadeira identidade. Alertado pela mãe, Nakati descobre o segredo de seu companheiro, bem como, o perigo de pronunciar o seu nome.
                Com esse argumento, Rogério Andrade Barbosa apresenta O filho do vento, editora DCL. Uma bela lenda na qual plantas, homens, bichos e astros pertenciam à antiga raça (...) e tinham o direito de conviver em paz, uns ao lado dos outros (p. 08). Interessante notar a ligação entre os seres humanos e todos os elementos da natureza. A presença desses elementos, além de justificar atitudes e comportamentos humanos, compõem uma explicação para os próprios fenômenos naturais: o vento leva nossos segredos. Sabe tudo e conhece todas as pessoas. (p. 14) Quando alguém morre, seu último suspiro vai reunir-se a um vento mais forte e poderoso, para formar as nuvens do céu (p. 08).        
                Outra característica frequentemente marcante nesses textos está no seu caráter de enunciação coletiva, o eu que fala representa toda uma coletividade. Agora já sabem (...) podem correr e brincar com o vento, mas nunca pronunciem o nome dele. Isso deve ser guardado como um segredo (p.38).
                Com as belíssimas ilustrações de Graça Lima que ajudam a compor o cenário, o livro conta uma das histórias dos bosquímanos – povo nômade habitante do deserto do Kalahari – que, apesar das duras condições, estão adaptados ao território onde sobrevivem há séculos. (s/p). A obra recebeu da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil- FNLIJ- o selo “altamente recomendável”.
                                              
FICHA TÉCNICA:

Obra: O filho do vento
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Ilustrações: Graça Lima
Editora: DCL – Difusão Cultural do Livro


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.