Formação de professores em foco

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Por Sonia Regina Reis Pegoretti

                A partir da lei 10.639/03, os professores têm a incumbência de trabalhar a história e a cultura afro-brasileira na sala de aula e em 2008, através da lei 11.645, ela se complementa, inserindo a história e cultura indígena. Diz a lei que esses conteúdos devem ser trabalhados em todo currículo escolar, mas com especial atenção nas disciplinas de artes, literatura e história. Tarefa difícil esta, considerando que a maioria dos professores já formados, não tiveram essa formação nos cursos de graduação.
É com essa problemática em mente e também com questões de gênero, raça e etnia que Nilma Lino Gomes e Petronilha B. Gonçalves e Silva organizaram o livro "Experiências étnico-culturais para a formação de professores". O livro apresenta oito artigos escritos por especialistas em formação de professores, sobre histórias contadas ou vividas por eles na sala de aula em diversas regiões do Brasil e também do exterior como Estados Unidos, Mali, Uruguai e Espanha. Essas histórias falam da diversidade na educação e da problemática que muitos dos nossos educandos e também professores enfrentam no seu dia a dia.
Na sua apresentação, Nilma Lino Gomes fala sobre os desafios da diversidade e da importância dos diferentes olhares de pesquisadores sobre essa temática na formação de professores. Aspectos sobre cultura, identidade, semelhanças e diferenças são parte deste livro, que entre outros assuntos, discute em seus artigos a educação indígena, africana, judaica e de ciganos.
Como resultado do trabalho, algumas respostas. Mas, ainda mais perguntas são deixadas ao leitor pelos pesquisadores. É nesse movimento de vai e vem que vamos construindo a educação que queremos. O livro é um convite a experimentar!

FICHA TÉCNICA:

Obra: Experiências étnico-culturais para a formação de professores
Autoras: Nilma Lino Gomes e Petronilha B. Gonçalves e Silva (Orgs)
Editora: Autêntica
Ano: 2011 3 ed.


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