Um pouco e um pouquinho mais...

/
0 Comments


Por Cleber Fabiano da Silva e Silvio Leandro da Silva

            Após o café da manhã, Mama Panya e seu filho Adika partem em direção ao mercado – com apenas duas moedas – a fim de comprar ingredientes para fazer panquecas. “__ Quantas panquecas você vai fazer?__ Um pouco e um pouquinho mais”. No caminho encontram Mzee Odolo que é convidado pelo menino para jantar com eles. Em seguida, Adika faz o convite para os amigos Sawandi e Naiman. Tomada de susto, a mãe ouve a resposta de Gamila que também irá ao encontro. Sem contar Bibi Zawenna e Rafiki Kaya.
            Preocupada com o número de convidados, já no caminho de volta para casa Mama pergunta: __ Quantas pessoas convidamos para hoje à noite? (s/p.) Com esse interessante argumento, o livro As panquecas de Mama Panya, editora SM, traz uma narrativa envolvente cujo cenário é uma aldeia na República do Quênia. A história chama atenção pelo grau de confiança da mãe nos convidados do filho, como também, por conta das diferenças entre os convivas. Mzee Odolo, por exemplo, é um senhor idoso e o primeiro a ser lembrado.
            Para além da narrativa, os autores apresentam no final do livro aspectos informativos sobre o cotidiano numa aldeia queniana: dados acerca da população, da vida rural, do modelo escolar e as formas de organização do trabalho. As ilustrações – verdadeiras obras de arte –  complementam o clima festivo do texto fornecendo pistas da riqueza da fauna e da flora do país. Outro dado interessante apresentado são as línguas faladas e alguns cumprimentos e tratamentos do idioma local.
            Enfim, depois de uma bela história e uma rica imersão na cultura de Adika, que tal experimentarmos a receita da famosa panqueca de Mama Panya que se encontra na última página do livro? Não exagere, basta um pouco e um pouquinho mais...

FICHA TÉCNICA:

Obra: As panquecas de Mama Panya
Autores: Mary e Rich Chamberlin
Tradutora: Cláudia Ribeiro Mesquita
Ilustradora: Julia Cairns
Editora: SM
Ano: 2005


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.