Incursões por mares da ancestralidade

/
2 Comments

Silvio Leandro da Silva

Quais os recursos que devem ser utilizados na elaboração de escritas destinadas à informação? O caminho traçado por Joel Rufino do Santos em Na rota dos tubarões: o tráfico negreiro e outras histórias e ilustrado por Rafael Fonseca foi o dos materiais iconográficos, dos trechos de livros e da tradição oral. A proposta do autor é realizar uma turnê pelos diversos temas que colaboram para a reconstituição de períodos históricos vivenciados no continente africano e que se estenderam para outras regiões do planeta.
Nas linhas, que narram o trajeto de nossos ancestrais, somos desafiados a perceber falácias reproduzidas através de visões eurocêntricas e provocados a assumir visões utilitaristas quando nos referimos às questões étnicas. Ao folhear as descrições contidas na obra, damos início a uma incursão pelos mais diversos setores da África: cultural, político, econômico e social. Os mapas (natural, político, arqueológico, colonial e de antigos reinos) nos conduzem de forma didática a um campo pouco explorado pelas instituições escolares.
As abordagens sobre as riquezas desse continente apresentam – como o próprio título sugere – a ambição desmedida, causada por ideologias imperialistas que retalharam aquele território em prol de suas economias. Para o autor esse procedimento, justificado de implantação de civilização da África, foi resultou numa única realidade: a de sifilização (p.15).
Em meio às críticas feitas não só ao sistema de governo e monetário europeu, mas também ao africano, somos contagiados por ilustrações que ora nos seduzem por suas cores e poesia, ora nos enchem de indignação, por seu conteúdo militante.
Com certeza uma leitura para aqueles que desejam – em seus cardumes – não serem engolidos por predadores vorazes.

FICHA TÉCNICA:
 
Obra: Na rota dos tubarões  
Autor: Joel Rufino dos Santos
Ilustrador: Rafael Fonseca
Editora: Pallas
Ano: 2008



Posts relacionados

2 comentários:

Anônimo disse...

Que beleza de resenha!!! Precisamos de mais produçoes como essa sua, Leandro.
Sueli

Sonia Regina Reis Pegoretti disse...

Adorei!

Tecnologia do Blogger.