Lendas do além e para além das lendas

/
0 Comments

                 Por Cleber Fabiano da Silva

                Silenciada e considerada um grande e misterioso segredo divino, a morte é persona non grata ao homem contemporâneo. No entanto, paira soberana e absoluta nas listas das impossibilidades humanas. Nessa categoria, estão também os espíritos da floresta, os duendes, os feiticeiros, as bruxas, enfim, toda a leva de seres sombrios que do além chegam para importunar os outros seres: os vivos.
                Em Lendas Negras, de Júlio Emílio Braz, editora FTD, 2001, oito histórias originárias de países africanos dos quais nem sempre temos notícias, como: Botsuana, Angola, Mali, Tanzânia, Quênia, África do Sul e Nigéria trazem de modo divertido e muito bem escrito essas lendas que nos chegam desde lendários povos nômades até grandes e poderosos reinos antigos.
                Em todas as narrativas essa presença – nem sempre sentida por todos – dos elementos mágicos e sobrenaturais que povoaram o imaginário desses povos e agora permite-nos também sonhar com indivíduos que lutam contra a morte, negociam com espíritos, cantam para cabaças, carregam a morte na costas ou ainda conversam com uma caveira enfiada num oco de pau. 
                As ilustrações de Salmo Dansa complementam o clima da obra ao trabalhar com luz e sombra permitindo os devaneios do leitor e auxiliando-o a embarcar em longínquas lendas carregadas de tantos mistérios e segredos.         
                                              
FICHA TÉCNICA:

Obra: Lendas Negras
Autor: Júlio Emílio Braz
Ilustrador: Salmo Dansa
Editora: FTD
Ano: 2001



Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.