Chica da Silva – De mulher a mito

/
0 Comments


Por Sonia Regina Reis Pegoretti

                Muitos dizem que sua história é uma lenda. Outros dizem que ela é um mito. Já foi enredo de escola de samba, já foi fonte de inspiração para poesia, romance, teatro e cinema. O fato é que as historiadoras Keila Grinberg, Lucia Grinberg e Anita Correia Lima de Almeida resolveram contar, utilizando recursos ficcionais, um pouco da vida de Chica da Silva, personagem que fez história no Brasil e que foi aclamada por todos aqueles que um dia queriam ser libertos e também odiada por muitos outros, numa sociedade escravocrata do Brasil do século XVIII.
                A escrita é leve, a linguagem é de fácil compreensão e inclui um glossário explicativo com o significado do vocabulário da época. Mas a história é consistente e não engana o leitor quanto à crueldade e formas de escravidão que aconteciam,não só no Brasil mas em todo continente americano por mais de três séculos.
                A narrativa criada pelas autoras se entrelaça com fatos e fotos históricas garimpadas em acervos de museus ou bibliotecas nacionais, bem como através de outros autores que já pesquisaram sobre a vida de Chica ou sobre a época em que ela viveu. Assim, nesse vai e vem, o leitor vai podendo conhecer uma história marcada pela luta, pela sorte e pelo amor de uma mulher, em épocas difíceis,até para quem não era escravo.
                Para conhecer Chica da Silva (2007, Zahar) é acima de tudo uma história sobre resiliência e que pode inspirar muitos jovens na (des) construção dos seus saberes e na percepção da importância de vivermos na diversidade e na pluralidade de culturas.

FICHA TÉCNICA:

Obra: Para conhecer Chica da Silva
Autoras: Keila Grinberg, Lucia Grinberg e Anita Correia Lima Almeida
Editora: Zahar
Ano: 2007


Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.